Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/10/2020

DIÁRIO DE BORDO: Senhor, concedei-nos a graça de não termos outros cinco anos de TV Marcelo (107) - Como se fosse pouco ser ser o selo branco do Dr. Costa, ainda diz inverdades

Outras preces

A semana passada escrevi no post anterior sobre o carimbo apressado que S. Ex.ª botou na proposta do Dr. Costa para nomear presidente do Tribunal de Contas uma figura ligada às trapalhadas do Eng. Sócrates.

Por distração, que agora venho reparar, não me apercebi que S. Ex.ª, um professor de direito, recorde-se, para justificar a não renovação do mandato do anterior presidente, por aplicação da lei socialista quem se mete com o PS leva, produziu mais seguinte inverdade (*), a acrescentar à «só se Cristo descer à terra», à da vichyssoise e a outras que aqui recordámos 
«A revisão constitucional de 1997 estabeleceu um mandato único para o presidente do Tribunal de Contas. De outro modo, na ausência de limite de mandatos, poderia perpetuar-se no exercício do cargo»
«Na verdade, a revisão constitucional de 1997 não estabeleceu qualquer mandato único para o presidente do Tribunal de Contas, limitando-se o art. 214º, nº2, da Constituição a referir que o mandato é de quatro anos. Precisamente por esse motivo, desde 1997 tanto Alfredo José de Sousa como Guilherme de Oliveira Martins foram reconduzidos no cargo, este último por duas vezes. Estranha regra assim que nunca foi aplicada durante vinte e três anos, mas que agora o Presidente da República assegura existir.»
(*) Inverdade é uma espécie de mentira dita por uma figura do regime. Neste caso, por falta de qualquer coisa de verdade, não se aplica o aforismo de António Aleixo  P'ra a mentira ser segura / e atingir profundidade, / tem de trazer à mistura / qualquer coisa de verdade, e podemos concluir que é uma mentira insegura.