Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/10/2020

SERVIÇO PÚBLICO: "A coisa mais perigosa sobre o coronavírus é a histeria" (8)

Este post é uma continuação de (1), (2), (3), (4), (5), (6) e (7) e está relacionado com a série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva.

Corre por aí mais uma onda de pânico, anunciando-se o Armagedão do sistema de saúde com o colapso dos hospitais. E no entanto, segundo a própria ministra da Saúde, o SNS dispõe de 18.017 camas destinadas a doentes com Covid-19 das quais apenas estão ocupadas 1.165 (6,5%) com doentes Covid. Das 798 camas em UCI para receber doentes, com “capacidade de extensão” estão ocupadas 200 camas (11,1%) com doentes Covid-19. 

Entretanto o problema verdadeiramente grave não é a mortalidade por e com Covid, que inclui também qualquer pessoa infectada ainda que a causa de morte seja outra patologia. O problema grave é o excesso de mortalidade em relação à média dos últimos anos que já ultrapassa os 5.500, como o INE reconheceu, excesso que mostra o colapso do SNS depois de 6 anos de cativações para compensar o aumento da despesa pela redução dos horários para 35 horas e da concentração exclusiva na pandemia, deixando por fazer milhões de consultas e mais de milhares de cirurgias.

Sem comentários: