Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/10/2020

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (41 b) - Qual a letalidade do Covid-19? (5)

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva é uma continuação do Qual a letalidade da Covid-19? (4)

Recordando a distinção entre taxa de letalidade, que relaciona o número de óbitos com o número de infectados, e a taxa de mortalidade que relaciona o número de óbitos causados por uma epidemia com a população, num caso e noutro com referência a uma determinada área (mundo, pais, região, cidade, etc.).

«Qual a percentagem de pessoas infectadas com Covid-19 que morrerão da doença? A resposta dramática à pandemia por parte de quase todos os governos ao redor do mundo foi baseada na ideia de que Covid-19 é uma doença muito mais letal do que a gripe sazonal, que muitas vezes é citada como tendo uma taxa de letalidade por infecção (IFR) de 0,1 por cento. As estimativas do IFR para a Covid-19 tenderam a ficar na faixa de 0,5 por cento a 1 por cento. O artigo do Imperial College London de 16 de março, que muito contribuiu para informar a política do Reino Unido sobre a Covid-19, prevendo que 250.000 poderiam morrer, a menos que o governo introduzisse medidas de distanciamento social mais rigorosas, assumiu uma IFR de 0,9 por cento. Um estudo subsequente do Imperial College estimou-a em 0,66 por cento.

Agora, John Ioannidis da Universidade de Stanford produziu talvez a tentativa mais abrangente de estimar a IFR para Covid-19 até o momento. Num estudo revisto por pares publicado no Boletim da Organização Mundial da Saúde, ele analisou 61 estudos de todo o mundo que tentaram medir a verdadeira prevalência de Covid-19 por meio de estudos sorológicos. Ele então olhou para o número de mortes registradas de Covid-19 na área a que se referiam e usou-o para calcular a IFR local: produziu estimativas para IFR que variaram entre 0 e 1,63 por cento, com um valor médio de 0,27 por cento. O estudo também calculou IFRs para menores de 70 anos, que ficaram entre 0 e 0,31 por cento, com uma mediana de 0,05 por cento.

Se tomarmos a IFR mediana para todas as faixas etárias de 0,29 por cento, como é que isso se compara com a gripe sazonal? Não existem dados sobre a gripe como existem para a Covid-19, mas uma das fontes de dados mais abrangentes são os Centros de Controle de Doenças (CDC) nos Estados Unidos. Na temporada 2016/17 (a última para a qual os números completos estão disponíveis, os números mais recentes são provisórios), o CDC estimou 29 milhões de casos de gripe nos EUA, de que resultaram entre 29.000 e 61.000 mortes. Isso dá uma IFR entre 0,1 e 0,2 por cento. Enquanto isso, a OMS estima que a gripe sazonal tem uma IFR que é 'geralmente bem abaixo de 0,1 por cento'. Pelas conclusões das pesquisas até agora, ainda parece aceitável dizer que Covid-19 é um pouco mais mortal do que a gripe sazonal.»

How deadly is Covid-19?, Ross Clark na Spectator

1 comentário:

mnvs disse...

https://m.youtube.com/watch?fbclid=IwAR3FiTjyPPFyWDAm4fnIp1KXhh0x2TZQagwov8E0DGH7pWnhSi72pSh-zU8&feature=share&v=4Sn7HZ1JolY