Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/10/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (53) - Em tempo de vírus (XXX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O PS como barriga de aluguer de causas fracturantes

Finalmente as causas fracturantes berloquistas chegaram à tropa, o último reduto do "machismo". Com o savor-faire entrista, herdado do troskismo da LCI do tele-evangelista professor Louçã, o berloquismo infectou a secretaria-geral da Defesa que emitiu uma directiva adoptando a «linguagem inclusiva» sem expressões «sexistas» e «homofóbicas» e «sensível ao género». Estava já imaginar como é que orçamento da tropa, insuficiente para manter o material operacional, iria acomodar a evolução natural desta tendência que culminaria em casernas e sanitários diferentes para acomodar os 112 "géneros", incluindo o «Verangender», a gender that seems to shift/change the moment it is identified». Seja por razões orçamentais, seja porque a tropa reagiu («isto é uma baboseira e uma provocação aos militares») o ministro da Defesa anulou a directiva. É uma grande perda, porque se a tropa já de pouco serve para a defesa do Portugal dos Pequeninos, por que raio não há-de dedicar-se às causas do género?

No Estado Sucial não há conflito de interesse. Há interesses em conflito

Segundo a lei agora aprovada, os interesses em conflito existem para quem desempenhou funções no sistema financeiro ou em auditores que passam a ter de esperar três anos para ter um cargo político de nomeação. E se for ao contrário? Nesse caso, segundo a lei, pode sair-se directamente do governo para um banco, o que qualquer criatura com um neurónio activo percebe tem potencialmente mais conflitos de interesse do que sair-se de um banco directamente para o governo. Capisce?

Sol na eira e chuva no nabal

A respeito dos problemas de segurança com o G5 e a Huawei, o embaixador americano disse em entrevista ao Expresso que Portugal «tem de escolher agora entre os aliados e os chineses», o que levantou uma onda de indignação quase do tamanho da onda do ultimatum de 1890. O governo socialista, que vela por nós, já escolheu: a China para controlar as infraestruturas vitais do país, a Óropa para nos subsidiar a economia e os EU para nos subsidiar a defesa.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Em retrospectiva: no passado usaram-se guardas-florestais para prevenir incêndios. Há há dois anos o exército torrou quase 6 milhões na compra de drones para a vigilância de fogos que não foram usados. E o que faz um governo socialista nestas circunstâncias? Compra mais 12 drones para a Força Aérea e começa a contratar guardas-florestais. Isto foi o que escrevi há quatro meses. Depois disso, a Força Aérea assina o contrato em 3 de Julho quando os drones já deveriam andar a vigiar os incêndios; a 17 o ministro do Ambiente diz que estariam operacionais dentro de dias; a 4 de Agosto os ministros fazem uma acção de promoção e nada de drones; talvez alguns sejam entregues a partir de 31 de Agosto. Actualização: no dia 30 de Setembro só estavam operacionais quatro dos doze drones.

Com o propósito de reduzir as emissões de gases de efeitos de estufa, os deputados de todos os partidos, com excepção do Iniciativa Liberal, aprovaram uma recomendação ao governo da qual resulta um aumento de quarenta vezes das emissões.

Para os amigos tudo, …

Agora que a TAP é outra vez «nossa» pela mão do Dr. Pedro Nuno Santos, lá foram buscar para administrador o antigo presidente da Carris, que tinha sido demitido por causa do caso dos swaps que envolveu perdas potenciais de três mil milhões nas empresas públicas, e entretanto fora contratado pela «Barraqueiro, que na altura se preparava para concorrer a concessões de transportes públicos em Portugal» (Humberto Pedrosa já então percebera como funciona a "iniciativa privada" no Estado Sucial).

É injusto. Afinal agilidade nos negócios é o que menos falta no Portugal dos Pequeninos

A economia portuguesa desceu três lugares no ranking da competitividade digital do IMD World Competitiveness Center, sobretudo devido à baixa pontuação em «agilidade nos negócios». Não está certo. O IMD não sabe que um empresário de sucesso em Portugal é um potencial acrobata no circo estatal?

Por falar em agilidade nos negócios

A proposta do governo de agilizar a contratação para torrar os dinheiros da bazuca de Bruxelas foi analisada pelo Tribunal de Contas que concluiu que irá «contribuir para o crescimento de práticas ilícitas de conluio, cartelização e até mesmo de corrupção» por razões que decorrem do governo reservar para si a escolha dos concorrentes, a adjudicação e até a dispensa de concurso. Sabemos todos o que um governo socialista fará com esta agilidade.

Quem se mete com o PS, leva

É claro que com pareceres como aqueles o TdC estava mesmo a pedi-las e o Dr. Costa não se fez de rogado e despediu o presidente pelo telefone.

Quem estava também mesmo a pedi-las era o prof. Clemente Pedro Nunes, especialista em energia, que tem andado a questionar o balão de hidrogénio do Dr. Galamba que, do cimo da sua autoridade na matéria, já chamou «aldrabão encartado» ao especialista em energia. Como o castigo para a ousadia não fosse suficiente, a TVI, agora uma espécie de RTP4, tinha convidado o prof. para o jornal das 20H e desconvidou-o meia hora depois de ter confirmado o convite (jornal SOL).

O gerrymandering já chegou à NUTS

Para quem não saiba, o gerrymandering é uma (má) prática americana de "ajeitar" as fronteiras dos distritos eleitorais para conseguir mais votos para um partido. Ora bem, o governo do Dr. Costa está a planear fazer o mesmo à NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) separando a Área Metropolitana de Lisboa, por forma a sacar mais uns fundos comunitários a Bruxelas. Isto é um exemplo da excelência socialista na mineração do guito europeu, como lhe chamou o perigoso liberal Carlos Guimarães Pinto.

Boa Nova

Quanto mais o país se afunda, mais o governo se multiplica em anúncios - é como se estivéssemos a reviver os tempo do Eng. Sócrates e não será por acaso que vários dos seus ministros e o seu pessoal circulam pelo actual governo. «Concessionar estações ferroviárias desativadas a operadores privados do setor do turismo» é uma iniciativa novamente anunciada dois anos depois da primeira (foi um flop). Tornar «Bragança a cidade portuguesa mais próxima de Madrid», «duas novas pontes para Espanha, 1250 milhões para garantir habitação condigna para as 26 mil famílias sinalizadas, um eléctrico rápido em Loures, um autocarro autónomo no Porto, meios complementares de diagnóstico nos centros de saúde, mais de 8000 camas de cuidados integrados e paliativos e meios aéreos próprios (comprados)» (fonte) e muito mais. Ah, quase me esquecia: aumentar o salário mínimo pelo menos 20 euros, aproximando-o ainda mais do salário mediano (está agora em 61%, o segundo mais elevado depois da França) e apertando ainda mais o garrote de milhares de micro e pequenas empresas.

O choque da realidade com a Boa Nova

O governo anunciou mais 2.500 camas para alunos universitários mas, segundo o Público, só estavam disponíveis 300. Foi apenas preciso esperar alguns dias para o ministério vir fazer um comunicado que é um puro exercício de mistificação onde troca camas em residências universitárias, que não chegaram a existir, por camas em hotelaria e alojamento local.

Há duas semanas foram anunciadas mais 914 camas de cuidados intensivos e 95 médicos. Acreditam? O presidente da Associação Nacional de Cuidados Continuados, que deve saber do que fala, disse ao Expresso «Não acredito nisso. Primeiro, estas camas são aguardadas desde 2016.

Estatísticas de causas

Em Agosto a população activa aumenta 34.600, a população empregada aumenta 21.500 e os desempregados aumentam 13.300 (fonte). É como se os desempregados entrassem directamente para a contagem da população activa. O desastre percebe-se melhor quando se constata que a população empregada diminuiu em 145 mil em relação a Agosto do ano passado.

«Em defesa do SNS, sempre»

Há actualmente mais de um milhão de portugueses sem médico de família, um aumento de quase 50% num ano.


A aplicação de rastreio ‘StayAway Covid’ foi instalada em 1,26 milhões de smartphones, já foram infectados quase 80 mil e pessoas e há 27 mil casos activos. De onde, desses 80 mil ou, vá lá, desses 27 mil, quantos portugueses infectados já inseriram o código na aplicação? Cento e sete! Para que serve afinal? perguntareis, outra vez. E eu responderei, de novo, para fazer o anúncio, claro.

A educação é a paixão socialista

À pala do combate à pandemia o governo do Dr. Costa abusou do facilitismo dos exames deste ano e meteu Mais um prego no caixão da escola pública. O resultado final é aumentar as desigualdades, como aqui explico, precisamente o alibi para o facilitismo.

Um dia ainda vamos ser todos funcionários públicos

A somar aos 705 mil funcionários públicos em Junho, um aumento de 15 mil em 12 meses, o Dr. Costa anunciou a contratação imediata de 1500 "assistentes operacionais" ("operacionais" a que nos tempos do fássismo se chamava contínuos e agora poderiam chamar-se descontínuos).

«Pagar a dívida é ideia de criança»

A dívida pública na óptica de Maastricht (que é a que interessa, para a UE) subiu em Agosto 2,4 mil milhões e atingiu um novo recorde com 267 mil milhões de euros.

O pedronunismo e a inovação em gestão empresarial

Numa espécie de nota de rodapé, coisa que não existe nos blogues, mas devia, relevo a inspiração do Dr. Pedro Nuno Santos na sua declaração aos ignaros que o escutavam inspirada nos ensinamentos da Mouse School of Economics e na experiência empresarial do seu pai em que fez a equivalência socialista entre receitas e lucros:
«Se conseguirmos que a prazo a TAP recupere e possa gerar receita também dará receita a todos os portugueses».

Sem comentários: