Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/10/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (55) - Em tempo de vírus (XXXII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O Dr. Costa daria um excelente governador de uma província (pequenina) da RPC

Para justificar a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid que por razões que expliquei, além de um abuso de autoridade e de uma intromissão na privacidade, é estupidamente inútil, o Dr. Costa produziu a seguinte pérola do seu pensamento político: «As medidas só são autoritárias se as pessoas não as fizerem já espontaneamente». É assim como dizer que as ditaduras só são necessárias porque a choldra não obedece aos governantes.

O estado do Estado Sucial administrado pelos socialistas

O governo precisa contratar mais 4.200 profissionais de saúde e médicos reformados. No entanto, temos 515 médicos por 100 mil habitantes, o terceiro maior índice na UE que tem uma média de apenas 378, temos 716 enfermeiros por 100 mil habitantes e ficamos em 16.º lugar e só não ficamos melhor porque muitos enfermeiros emigram por não terem condições em Portugal. Falta dinheiro no SNS? No entanto, gastamos 1.870€ por ano e habitante, um valor a meio da tabela e em percentagem do PIB só há oito países com um índice maior. (Fonte)

«Faltam cada vez mais professores». No entanto, o número de alunos nos últimos dez anos desceu no ensino básico mais de 300 mil e mais de 100 mil no ensino secundário. E em número de alunos por professor ficamos em 16.º lugar no ensino básico, em 9.º no ensino secundário e em 7.º no ensino superior. (Fonte)

Continua a saga dos drones que já narrei em várias crónicas passadas e na última. A novidade é um dos poucos drones que voava em teste despenhou-se em Beja. Em consequência, o ponto de situação quanto ao combate aos incêndios florestais é 12 drones que não voam e mais guardas-florestais que não aterram.

Por trás do manto da ilusão socialista, a luz crua da realidade

Lembram-se das vacas gordas voadoras do Dr. Costa? A Segurança Social arrotava excedentes que financiariam as pensões até ao fim dos tempos. O relatório sobre a Sustentabilidade Financeira da SS que faz parte do OE mostra que o Fundo de Estabilização Financeira, que constitui a reserva para pagar as pensões quando as receitas geradas não forem suficientes, vai acabar em 2030, dez anos mais cedo do que o previsto. Com a população a envelhecer rapidamente e o desemprego a aumentar podem aposta singelo contra dobrado que na próxima previsão acabará antes de 2030.


Os hospitais estão à beira do colapso? No entanto, com doentes Covid só 148 UCI em mais de 600 estão ocupadas e só há 1.012 internados em mais de 30 mil camas disponíveis. No entanto, só agora, depois de sete meses de pandemia, «a região de Lisboa e Vale do Tejo vai passar a ter coordenação de vagas nos hospitais no que diz respeito a doentes internados com covid-19

E porquê a histeria com o aumento dos óbitos por Covid para uma dúzia por dia se isso é apenas uma pequena fracção do excesso de mortalidade em Outubro em relação à média dos últimos 10 anos?

Nos cornos da covid

E o que dizer à cacofonia covidesca com todas as figuras de cera do Estado Sucial a debitaram asneiras contraditórias há sete meses sem descanso?, como se pode confirmar neste inventário insurgente.

Para o PS, independência dos tribunais e dos reguladores é ocupá-los com a sua gente

Depois da substituição por gente de "confiança" na PGR, na CFP, no BdP, no TdC, o PS encomendou à Associação Sindical dos Juízes Portugueses o enterro do Tribunal Central de Instrução Criminal ou, para ser exacto, o saneamento do juiz Carlos Alexandre, o carrasco do Sr. Eng. Animal Feroz e outras figuras do PS e seus anexos. Quem se mete com o PS leva.

A criação de empregos é a paixão do Dr. Costa

Não apenas os dois governos do Dr. Costa irão criar 57 mil novos empregos de funcionários públicos até ao final de 2021 (e não se pense que é um objectivo irrealista porque já foram contratados até agora 45 mil), mas o Dr. Costa tomou tão a peito a criação de empregos que ele próprio no seu governo já aumentou 145 apparatchiks e atingiu um total de1.236. Ao mesmo tempo amplia a freguesia eleitoral. É um dois em um. É obra. O homem é um génio.

Too much of a good thing

O lay-off simplificado foi indiscutivelmente uma medida importante para conter o desemprego e mostrou ser eficaz num país com pouca mobilidade da mão-de-obra e com a consequente tendência para o desemprego de longo prazo. Mas quando o governo parece disposto a prolongar o regime durante 2021 com outro nome («apoio à retoma progressiva») pode duvidar-se da sua eficácia por comportar o risco de adiar a falência de empresas inviáveis e assim dificultar a criação futura de emprego, como se percebe quando se compara a situação no final de Setembro dos EUA, que recorreram a um subsídio de desemprego mais generoso em vez do lay-off, e que têm um desemprego que é menos de metade do total do desemprego mais lay-off na UE.

O pedronunismo é uma doutrina que na prática parece o "neoliberalismo"

Depois do Dr. Pedro Nuno Santos ter tomado conta da TAP a factura para a manter a flutuar já está estimada em 1.700 milhões. Entretanto, enquanto não chegam os dinheiros, anunciou 1.600 despedimentos até ao final do ano. Nesse caso qual a diferença entre o pedronunismo e o "neoliberalismo"? Os despedimentos do "neoliberalismo" são com o dinheiro dos capitalistas e no pedronunismo com os impostos extorquidos ao "povo".

«Temos resultados, temos contas certas»

Afinal a verba de 468 milhões que era para o Fundo de Resolução capitalizar o Novo Banco, horas depois destinava-se à CP. Depois de várias trapalhadas entre berloquistas e socialistas à volta dos dinheiros para o Novo Banco, parece que encontraram uma solução de financiamento pelos bancos (sem esquecer que o maior deles a Caixa), uma espécie de maquilhagem que não afecta o défice mas a dívida pública.

Há vida para além do orçamento?

Pois parece que não. O Estado Sucial aumenta a despesa pública que ultrapassará 100 mil milhões. o recorde do Sr. Eng. Animal Feroz. Para a pagar o governo vai aumentar os impostos em 7% (2,84 mil milhões de euros). O Dr. Leão, que herdou do seu mestre a arte dos milagres orçamentais, diz que vai colocar «550 milhões de euros no bolso das famílias».

Onde o Dr. Leão não vai seguramente colocar dinheiro suficiente é no investimento público - o alfa e ómega da das políticas socialistas, dizem os socialistas - que em 2020, passados 2/3 do ano, só executou 45% do investimento orçamentado (fonte).

O Estado Sucial já bateu no icebergue e a orquestra socialista continua a tocar

Ele é o «maior investimento de sempre na CP e habitação», ele é o hidrogénio verde, ele é a transição digital na Administração Pública, ele são dezenas de planos, projectos, etc. para torrar o dinheiro da bazuca e no final fica com um Estado Sucial ainda mais pantagruélico. Entendamo-nos, não é que o dinheiro a torrar seja muito, pelo contrário: comparativamente com três dezenas de economias avançadas, Portugal é a quinta economia em que é menor o estímulo orçamental em 2020-2021. O problema é o sítio onde se vai entornar dinheiro: o deserto do Estado Sucial.

Sem comentários: