Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/10/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (54) - Em tempo de vírus (XXXI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

A democracia socialista segundo os Drs. Costa e Rio

Os membros as Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional, um órgão inventado essencialmente para criar empregos a novos situacionistas, vão ser eleitos esta semana pelos autarcas das respectivas regiões. São eleições que o Estado Novo nunca teve a ousadia e o Estado Chinês não desdenharia adoptar. Os autarcas votam os candidatos de listas aprovadas pelos Drs. Costa e Rio e o Dr. Costa, como chefe do Dr. Rio, nomeia ainda um segundo vice-presidente.

Para o PS, independência dos tribunais e dos reguladores é ocupá-los com a sua gente

Depois de ter despedido o presidente do TdC pelo telefone, o Dr. Costa, com a pronta aprovação do PR, mais preocupado com o seu score eleitoral do que com a independência dos tribunais, substituiu-o pelo conselheiro José Tavares, um director do TdC metido nas trapalhadas do Sr. Eng. Sócrates. A ókupação começou com a PGR e tornou-se um hábito.

Numa crónica anterior já escrevi sobre escolha pela ministra da Justiça de um juiz seu conhecido em detrimento da juíza primeira classificada no concurso para procurador europeu por um júri internacional. Os novos desenvolvimentos são a bronca em Bruxelas e o desplante do Dr. Costa que, depois da sua ministra despachar a juíza que ganhou o concurso, não se acanhou em argumentar com o seu trabalho no DCIAP para acompanhar a gestão dos fundos dos comunitários como garantia de que não serão mal usados.

Quem se mete com o PS, leva ou levará

O presidente do TdC já levou o que merecia e há quem antecipe que a presidente do Conselho das Finanças Públicas que, entre outras coisas. diz que há "uma saturação" e uma "exaustão" das fontes comuns de receita fiscal, já está marcada para levar.

«Estamos preparados» ou o combate à pandemia foi mais um sucesso do governo

Qual foi o resultado líquido das medidas de combate à pandemia do governo do Dr. Costa? Podemos fazer um exercício de as if. Se não tivesse havido a pandemia, qual seria o número de mortes expectável? Razoavelmente podemos assumir que a média 2009-2019 seria uma boa estimativa. E se o governo não tivesse tomado medidas, o que teria acontecido? Provavelmente teria havido mais mortes, sobretudo dos grupos de maior risco (nomeadamente idosos nos lares). Admitamos que, em vez de cerca de 1.800 óbitos de idosos com 70 ou mais anos, representando 90% do total, teríamos o dobro ou seja mais 1.800 óbitos adicionais, o que é uma estimativa exageradíssima. Olhemos agora para o gráfico seguinte.

Fonte: Nos cornos da covid

O que acham de se extrair a seguinte conclusão do resultado arredondado do exercício as if?
  • Se não tivesse havido pandemia, teríamos 56 mil óbitos
  • Se o governo não fizesse nada teríamos 58 mil óbitos
  • Como tivemos 65 mil óbitos, as medidas do governo fizeram 7 mil óbitos.
Como explicar esses 7 mil óbitos? Efeitos colaterais do confinamento na saúde, 10 milhões de consultas e 100 mil cirurgias que não se fizeram.

A grande família socialista está em todo o lado

Como se relata neste post Do Portugal Profundo um recurso do ex-ministro da Economia Manuel Pinho no processo EDP está nas mãos da juíza Canotilho do Tribunal Constitucional, indicada pelo PS, juíza que é filha do professor Canotilho que em 2006 deu um parecer à EDP e no ano seguinte se reuniu com aquele ministro.

Estado Sucial Simplex

Com um propósito que só pode ser colocar mais uns milhares de apparatchiks seus, do PC e do BE, o governo do Dr. Costa pretende criar mais 600 freguesias, depois da troika ter obrigado a uma reforma autárquica que ficou pela metade mas, ainda assim, reduziu em mais de 1.100 o número de freguesias.

Há vida para além do orçamento?

Depois de uma prolongada peça de teatro protagonizada pelo Dr. Costa, Dona Catarina e o Sr. Jerónimo, parece que à ultima hora foi encontrado um acordo satisfatório e o governo aprovou ontem à tarde a proposta de Orçamento (por via electrónica). E o que é satisfatório neste caso é o governo ter aumentado a despesa pública no montante necessário e suficiente para aplacar os seus parceiros da moribunda geringonça permitindo-lhe anunciar outra vez como as suas vitórias os pregos que o governo pregou no caixão das finanças do Estado sucial.

Graças ao Dr. Costa, ao ministro Dr. Rodrigues e ao presidente da Fenprof Dr. Nogueira. Portugal é hoje dos melhores do mundo na Matemática, cumprindo assim o mote de S. Ex.ª o PR

No país dos génios da Matemática

«Governador Centeno dá nota 20 às medidas do ministro Centeno»

Foi com este título que o jornal Eco noticiou a primeira aparição pública do novo governador do BdP, desde que trocou o chapéu de ministro das Finanças, em que elogiou as «medidas nacionais e europeias do início da pandemia em que o próprio foi um participante ativo».

O choque da realidade com a Boa Nova

Primeiro foi a Boa Nova do concurso de mil milhões para comprar 129 comboios. Depois fica-se a saber que afinal só depois de seis anos é que teremos comboios e que, acrescente-se não poderão circular em muitas linhas existentes em regiões onde não existem condições de circulação (fonte).

Temos de alcançar a excelência na mineração do guito europeu

É o que recomenda o Dr. Marcelo, preocupado com taxa de execução dos fundos europeus e, certamente por isso, concordou logo com o Dr. Costa para substituir o presidente do Tribunal de Contas que fez dele uma força de bloqueio por um novo que, avalizado pelo Eng. Sócrates, dá garantias de que o guito chegará rapidamente ao seu destino sem problemas.

Stay away disse o Dr. Costa e os portugueses obedeceram

Depois de cinco semanas, a aplicação de rastreio ‘StayAway Covid’ foi instalada em 1,3 milhões de smartphones, há mas de 32 mil casos activos e desses apenas 113 (mais 6 do que a semana passada) inseriram o código na aplicação. É um fracasso? Nem por isso. Os portugueses, apesar dos últimos exames (ver o gráfico acima), têm um sério problema com a tabuada e o Dr. Costa pode mandar a senhora da DGS anunciar os sucessos da aplicação que o povo ignaro nem se dá conta.

3 comentários:

Anónimo disse...

"O que acham de se extrair a seguinte conclusão do resultado arredondado do exercício as if?"

E se retirar o covid ao excesso de mortalidade não for correto?
Explico:
----> Covid é uma doença respiratória, o agregado de doenças respiratórias é a cima ou a baixo da média?

Camisa disse...

70% das camas em unidades de cuidados intensivos estão ocupadas
O número foi avançado pelo secretário de Estado adjunto da Saúde, António Lacerda Sales.

70%?????????????????????'

Impertinente disse...

Dados da DGS (https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/) sobre ocupação:

- Cuidados intensivos 128 ou 18% de 713 camas disponíveis (https://www.publico.pt/2020/10/05/sociedade/noticia/existem-700-pessoas-internadas-ha-mes-menos-400-1934027

- Internados 877 ou 4% das cerca de 21 mil camas disponíveis (https://www.dn.pt/pais/marta-temido-admite-extensao-do-numero-de-camas-no-sns-para-infetados--12761007.html)

O SEAS refere-se talvez à ocupação total Covid e restantes patologias ou então está a aldrabar para manter o nível de pânico.