Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/10/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (56) - Em tempo de vírus (XXXIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

A Constituição socialista é o que o Dr. Costa quiser

O artigo 4.º da Constituição estipula que «a todos os cidadãos é garantido o direito de se deslocarem e fixarem livremente em qualquer parte do território nacional», direito que só pode ser suspenso no estado de sítio ou estado de emergência. Pois estipula, mas apenas se o PS não achar que é preciso suspendê-lo sem a maçada do PR declarar o estado de sítio ou estado de emergência autorizado pelo parlamento.


Dos vários milhões de consultas, das centenas de milhar de cirurgias e dos milhões de exames e diagnósticos por fazer resultou um excesso de mortalidade de mais de 7 mil óbitos dos quais menos de um terço têm relação com a pandemia. É obra.

Entretanto, um estudo encomendado pela APAH veio revelar que de Março a Agosto os funcionários do SNS faltaram 620 mil dias dos quais 467 mil por doença, o equivalente a estarem durante esse período mais de 5 mil funcionários permanentemente de baixa, o que em cima da obsessão com a pandemia, as cativações do Dr. Centeno e a redução para as 35 horas semanas teve o resultado que teria de ter.

Cuidando da freguesia eleitoral

O governo prevê na proposta do OE2021 que, entre 2014 (último ano completo do governo "neoliberal") e 2021, as despesas com pessoal da Administração Pública crescem 39%, ultrapassando 22 mil milhões, em resultado do aumento de 46 mil novos funcionários (o governo "neoliberal" reduziu 68 mil entre 2011 e 2015 aos efectivos deixados pelo anterior governo socialista).

Para os amigos tudo, ..., para os outros a lei

Além da freguesia eleitoral, o governo socialista tem outras freguesias que precisa compensar, como foi o caso da concessão de «licenças de produção a 25 novas centrais solares em regime de mercado sem quaisquer contrapartidas ao sistema», imediatamente antes do leilão de Agosto do ano passado. Como por coincidência, «o principal contemplado foi o antigo diretor-geral de Energia, Miguel Barreto» (fonte).

É mais o que os une do que o que os separa

O Dr. Rio invocou «sentido patriótico» para viabilizar o Código dos Contratos Públicos que, com as alterações agora introduzidas, permitirá ao governo adjudicar a quem muito bem entenda com ou sem concurso público. Um dia ainda vai ser vice do Dr. Costa.

Há vida para além do orçamento?

Prossegue a comédia orçamental com a performance inigualável da trupe berloquista que introduziu o sketch dos 900 milhões para o Novo Banco do OE2021 depois de ter votado quatro orçamentos que injectaram 3 mil milhões no mesmo banco. Se não existisse o berloquismo, teria de ser inventado.

O desfecho anunciado é, nas palavras de Rui Ramos, «ninguém quer que este Orçamento pareça ser seu. Para o Partido Socialista, por exemplo, a “contenção” é de Bruxelas, e o “despesismo” dos seus parceiros.»

Boa Nova

Que o Dr. Costa e o seus ajudantes são mestres na arte do anúncio é um facto perfeitamente estabelecido e todos os dias confirmado. Por vezes com uma certa piada, como foi o caso da "notícia" do Público «TGV vai ligar Lisboa ao Porto em 1h15», publicada segunda vez 20 anos depois da primeira. Pelo meio houve actualizações em 1995 onde, com grande sentido de humor, se reduziram as quatro linhas imaginárias para duas linhas imaginárias.

A coisa irá agora (iria, mas veremos daqui a 20 anos) custar uns módicos 4,5 mil milhões para encurtar menos de uma hora na deslocação dos cromos que têm medo de andar de avião e não dispõem de uma conta Zoom ou Teams para fazer videoconferência. Como se fosse pouco, o Dr. Pedro Nuno Santos, vendo uma oportunidade de emular o Sr. Eng. Sócrates, vai também «levar a alta velocidade do Porto à Galiza até 2030» permitindo assim aos tripeiros almoçarem um Pulpo a la Gallega e regressar a tempo de aviar uma francesinha ao lanche.

Mas a Boa Nova não deixa ninguém para trás e não são esquecidas as microempresas de gestão de eventos que vão dispor de 50 milhões de crédito, sendo 10 milhões a fundo perdido. Sabendo que as microempresas têm menos de 10 empregados e facturam menos de 2 milhões, aposto singelo contra dobrado que na lista nos beneficiários lá encontraremos numerosos membros da grande família socialista.

Como não são esquecidas as nossas gloriosas Forças Armadas que não se deixaram abater por não conseguirem nas batalhas do passado pôr drones no ar e têm agora planos para usar «avatares, drones, carros e motos telecomandados nas batalhas do futuro». Abençoada Pátria que tão ditosos filhos tem.

O choque da realidade com a Boa Nova

Sendo o Dr. Costa invencível nos anúncios, só a realidade o poderá derrotar, como se constata em anúncios anteriores. Enquanto anuncia o mega-investimento de mais de 40 mil milhões nos transportes, dos quais mais de 10% só para o TGV Lisboa-Porto, percebe-se que o governo esqueça uns trocos de 110 milhões para investir na linha de Sintra que transporta num só dia mais do que transportará o putativo TGV em muitos meses.

O programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação lançado há dois anos com grande pompa para investir 166 milhões de euros, executou até agora uns 8%,

Durante os seus quase cinco anos de governo, o par Dr. Costa-Ronaldo das Finanças anunciou todos os anos aumentos do investimento público, usando o expediente de comparar o orçamentado de um ano com o executado do ano anterior (sempre muito inferior ao orçamentado). O resultado foi que o investimento público executado foi sendo sempre inferior ao do governo "neoliberal", como se pode ver no gráfico seguinte.

Fonte

Este ano, uma vez mais, o Dr. Leão anuncia que vai investir 4.884 milhões até ao final do ano (menos do que o orçamento suplementar que já era menos do que o orçamento inicial), ou seja 2,5% de um PIB inferior ao ano passado em pelo menos 8%, e anunciou ainda que no próximo ano o investimento crescerá para 6 mil milhões ou 2,9% do PIB. Mudou assim o expediente para comparar a percentagem em relação a um PIB que no próximo ano não ultrapassará o de 2019.


Com a queda abissal do turismo os indígenas liderados pelo esquerdismo infantil poderão passar a dispor do Portugal dos Pequeninos só para eles. É claro que, entre outros, há um pequeno custo: o saldo conjunto das balanças corrente e de capital até Agosto caiu mais de 2 mil milhões, de +1.146 milhões no ano passado para -887 milhões.

Esgotado o efeito das estatísticas de causas, o desemprego aumentou em Setembro 36,1% em relação a Setembro do ano passado, equivalente a um aumento de 109 mil novos desempregados.

Um inquérito da CIP à empresas concluiu que 39% prevêem diminuir o investimento em 2021 em relação a 2019, sendo a redução média de 53%.

Fermentando no subsolo do sistema financeiro, estão 35 mil milhões de euros, so far and counting, de 727 mil moratórias concedidas pelos bancos, muitas delas a empresas que não terão quaisquer condições de reembolsar os créditos, moratórias que não estão ainda a criar imparidades, mas é só uma questão de tempo para isso rebentar debaixo dos pés de uma banca que vai muito provavelmente exigir mais fundos públicos para se capitalizar.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Em Agosto o endividamento total da economia, abrangendo o sector público, as empresas não financeiras e as famílias, cresceu 1,7 mil milhões atingindo um total de 736,6 mil milhões. a aproximar-se de 4 vezes o PIB previsível deste ano, o que constitui um novo recorde. Para este recorde contribuíram, como habitualmente, as administrações públicas com um financiamento até Agosto de 4,5 mil milhões na banca portuguesa e 4 mil milhões no estrangeiro.

Fugiu-lhe a boca para a verdade

Depois de vários anos da novilíngua socialista aplicada às finanças públicas, o Dr. Leão esqueceu as lições do seu mestre Ronaldo das Finanças e confessou «não posso com seriedade excluir um retificativo em 2021», em vez de falar em «suplementar».

O pedronunismo é uma doutrina que na prática parece o "neoliberalismo"

O Dr. Pedro Nuno Santos tomou conta da TAP e estima-se que os sujeitos passivos contribuam para o seu currículo com pelo menos 1.700 milhões. Para lubrificar a nacionalização perante os sindicatos o Dr. Nuno garantiu que que os despedimentos «não têm que ser inevitáveis» para, logo de seguida, anunciar 1.600 até ao final do ano.

Por falar em pedronunismo e nacionalização, lembram-se de há uns tempos os berloquistas terem ventilado a renacionalização dos CTT? Talvez não seja preciso porque os CTT não parecem muito interessados em renovar o contrato de concessão da distribuição do correio convencional que está em acelerado desaparecimento, como toda a gente sabe menos as luminárias berloquistas. 

Somos os melhores dos melhores...

... pelo menos na extorsão fiscal, onde ocupamos um honroso quarto lugar no ranking de 36 países da OCDE no que respeita a falta de competitividade fiscal.

Promovendo a internacional do subsídio

Como uma espécie de exemplo do que aí vem à pala do hidrogénio verde, chegaram a Portugal em busca de subsídios do Portugal 2020 empresários brasileiros que pretendem criar uma multinacional de "placas electrónicas" com um investimento de 1,5 milhões e muito paleio cravejado de buzzwords.

Sem comentários: