Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/10/2020

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva. (41) - Serão os testes fiáveis?

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva.

Excerto traduzido da Open letter from medical doctors and health professionals to all Belgian authorities and all Belgian media de 5 de Setembro,

«A covid-19 seguiu o curso de uma onda normal de infecção semelhante a uma temporada de gripe. Como todos os anos, vemos uma mistura de vírus da gripe seguindo a curva: primeiro os rinovírus, depois os vírus da gripes A e B, seguidos pelos coronavírus. Não há nada diferente do que normalmente vemos.

O uso do teste de PCR (*) não específico, que produz muitos falsos positivos, mostrou um quadro exponencial. Esse teste foi realizado rapidamente com um procedimento de emergência e nunca foi seriamente testado. O criador advertiu expressamente que este teste se destinava a investigação e não a diagnóstico.

O teste de PCR funciona com ciclos de amplificação do material genético - um pedaço do genoma é amplificado de cada vez. Qualquer contaminação (por exemplo, outros vírus, fragmentos de genomas de vírus antigos) pode resultar em falsos positivos.

O teste não mede quantos vírus estão presentes na amostra. Uma infecção viral real significa uma presença maciça de vírus, a chamada carga de vírus. Se o resultado de um teste for positivo, isso não significa que essa pessoa esteja realmente infectada clinicamente, esteja doente ou vá ficar doente. O postulado de Koch não foi cumprido (“O agente puro encontrado em um paciente com queixas pode provocar as mesmas queixas em uma pessoa sadia”).

Uma vez que um teste PCR positivo não indica automaticamente infecção ativa ou infecciosidade, isso não justifica as medidas sociais tomadas, que se baseiam apenas nesses testes.»

(*) Os testes PCR verificam se está presente numa amostra colhida o vírus SARS-CoV-2, que provoca a  COVID-19.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta não é uma open letter qualquer. Vale a pena lê-la.
Publicaram versões em Francês, Alemão, Holandês, Espanhol e Inglês.
É assinada por 611 médicos, 1930 profissionais de saúde com treino médico e 14265 cidadãos. Com a identificação de todos.

Vale a pena ler o papel que acompanha o kit: «SARS-CoV-2 Coronavirus Multiplex RT-qPCR Kit» de onde destaco logo nas primeiras linhas: «Regulatory status: For research use only, not for use in diagnostic procedures».
Vem aqui: https://www.creative-diagnostics.com/sars-cov-2-coronavirus-multiplex-rt-qpcr-kit-277854-457.htm

Abraço

Anónimo disse...

Creio que vou relembrar: três sites com boa e fiável informação acerca de covid-19 e sobre outras doenças:

Sebastian Rushworth
https://sebastianrushworth.com/

Malcolm Kendrick
https://drmalcolmkendrick.org/

Nos Cornos da Covid
https://noscornosdacovid.blogspot.com/

Abraço