Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/10/2020

DIÁRIO DE BORDO: Senhor, concedei-nos a graça de não termos outros cinco anos de TV Marcelo (106) - O selo branco do Dr. Costa

Outras preces

A estória conta-se em poucas palavras. O parecer do Tribunal de Contas sobre a proposta do governo para "olear" a adjudicação de contratos públicos por forma a aplicar os fundos da bazuca nos sítios certos concluiu que as alterações iriam «contribuir para o crescimento de práticas ilícitas de conluio, cartelização e até mesmo de corrupção». O Dr. Costa não gostou, e telefonou ao presidente do TdC comunicando-lhe que o seu mandato não seria renovado, ao abrigo do princípio socialista Quem se mete com o PS leva e sob o pretexto que tinha combinado com S. Ex.ª que nestes cargos os mandatos não seriam renovados.

O Dr. Costa escolheu de pronto um novo presidente o qual, com surpresa só para um marciano acabado de chegar ao Portugal dos Pequeninos, é o conselheiro José Tavares, um director do TdC envolvido até ao pescoço nas golpadas da trupe do Sr. Eng. Sócrates nos contratos das subconcessões rodoviárias (os pormenores podem ser lidos aqui).

S. Ex.ª, sem um sobressalto de dúvida, foi a correr carimbar a proposta do Dr. Costa para nomear a criatura em causa presidente de um órgão de soberania que tem como missão «fiscalizar a legalidade e regularidade das receitas e das despesas públicas, julgar as Contas que a Lei manda submeter-lhe, dar parecer sobre a Conta Geral do Estado e sobre as Contas das Regiões Autónomas, apreciar a gestão financeira pública, efetivar as responsabilidades financeiras ... e ...certificar a Conta Geral do Estado».

Porquê? perguntareis e eu especulo: o Dr. Costa é proprietário de mais de um terço do eleitorado potencial de S. Ex.ª e, por isso, se o Dr. Costa o mandasse levar às cavalitas, S. Ex.ª faria das fraquezas forças para o transportar comodamente. De onde podemos concluir uma espécie de lei de Murphy: nunca se desce tanto que não se possa descer ainda mais.

Percebe-se o propósito de um e de outro, só não se percebe a propósito de uns dois ou três milhões de criaturas disponíveis para votar num e no partido do outro.

1 comentário:

Unknown disse...

Um mero trampolineiro , superficial, irreflectido e... invertebrado.