Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/07/2020

CASE STUDY: Trumpologia (68) - É verdade (embora não pareça) que ele não diz só bullshit e não refere só "alternative facts"

Mais trumpologia.

Por várias vezes, quando cito factos ou emito opiniões que os devotos de Donald Trump não apreciam - por definição um devoto não aprecia nada que diminua o objecto da sua devoção - sou instado a apresentar "provas", na melhor hipótese, ou sou insultado, na hipótese mais provável.

Para meu alívio, a rejeição que DT instila nos lobos límbicos de milhões de criaturas, em particular entre os jornalistas de causas, é tão intensa que se fazem colectânea dos seus dislates, incluindo das suas inverdades, um termo que deveria designar apenas as falsidades involuntárias, mas que os sonsos usam também para designar as mentiras.

É claro que as alegações das falsidades de DT podem também ser falsas, como pode ser o caso de algumas ou muitas das 20.000 alegações do Washington Post de afirmações falsas ou enganosas atribuídas a DT, à insuperável taxa diária de quase 16. Contudo, mesmo que apenas 10% das alegações pudesse ser fundamentada, DT seria provavelmente um dos mentirosos mais bem sucedidos de sempre.

Como quer que seja, assumindo que ainda sobra ao Washington Post alguma coisa dos tempos em que se podia considerar um jornal com preocupações de rigor e objectividade, e como eles se deram ao trabalho de desenvolver uma base de dados com as tais mais de 20 mil afirmações falsas ou enganosas desde o início do mandato, aqui fica um repto aos devotos da criatura para em vez de me pedirem para apresentar provas se dediquem a estudar a BD e denunciar as falsas falsidades do WP e, já agora, em vez de me insultarem, se dediquem a desenvolver uma BD alternativa com as ideias aproveitáveis de DT.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acredito que falar em política ou em políticos sempre deu e dará mau resultado.
E vós tendes tido essa experiência quando, por 'inexperiência' vos espraiaste nos EUA.
Os vossos amores/desamores não devem ficar expostos aos outros.
Quando escrevi que vos apreciava foi, em parte, porque passáveis ao lado da tentação.
Pois é assim...

Alisa Zinov'yevna Rosenbaum: Individual rights are not subject to a public vote; a majority has no right to vote away the rights of a minority; the political function of rights is precisely to protect minorities from oppression by majorities (and the smallest minority on earth is the individual).

von Clausewitz: War is Politics by other Means.

Clint Eastwood: Politicians are employees of ours.

John Kenneth Galbraith: Politics is not the art of the possible. It consists in choosing between the disastrous and the unpalatable.

George Bernard Shaw:
He knows nothing and he thinks he knows everything. That points clearly to a political career.
Political language (...) is designed to make lies sound truthful and murder respectable, and to give an appearance of solidity to pure wind.

Napoléon Bonaparte: La bonne politique est de faire croire aux peuples qu’ils sont libres.

Ronald Reagan: It has been said that politics is the second oldest profession. I have learned that it bears a striking resemblance to the first.

Após esta 'erudição total',
Abraço

Afonso de Portugal disse...

https://blasfemias.net/2020/07/15/donald-trump-esta-de-parabens/