Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/12/2017

Dúvidas (210) – Irá o Brexit consumar-se? (VII)

Outras dúvidas sobre a consumação do Brexit.


Escrevi há dez meses que nessa altura a dúvida se o Brexit se consumaria era puramente retórica. Talvez fosse então, mas ainda pode sair do domínio da retórica. Ora veja-se o diagrama seguinte.


Os remainers e os leavers estão em desacordo em quase tudo, salvo quanto ao desastre da negociação conduzida por Theresa May. E à medida que emergem as falsificações de dados e as manipulações dos políticos leavers, a que a incompetência e falta de guts dos políticos remainers não conseguiram responder, uma parte dos eleitores leavers poderá mudar de opinião.

Desconfio que a UE faz falta ao Reino Unido, que terá a perder com a saída do mercado comum - já quanto aos instintos federalistas bruxelenses percebo perfeitamente os britânicos. Tenho a certeza que o Reino Unido faz falta à UE para injectar o que resta de visão liberal britânica e para conter o dirigismo francês - sim, dirigismo, mesmo com Macron.

Sem comentários: