Desde 2004 existe um metro de superfície monocarril sem condutor com um percurso de 1,2 km ligando Paço de Arcos ao Shopping Oeiras Parque. A empresa que o explora (SATU) é participada pela CM Oeiras e pela Teixeira Duarte e tem um prejuízo acumulado de 16,8 milhões. A maior parte das vezes, a carruagem transporta um pequeno número de passageiros – em 2099 foram 220 mil e a SATU perdeu 15€ por cada, apesar de cobrar 1,15€ por um percurso de 1,2 km.
Como seria de esperar, há ideias para tornar «rentável» o investimento, basicamente inspiradas no efeito Lockheed TriStar, torrando mas uns muitos milhões de euros para levar o metro mais 9 km até ao Cacém.
[Dados publicados no Confidencial do semanário Sol]
Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)
Sem comentários:
Enviar um comentário