Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/02/2004

DIÁRIO DE BORDO / LOG BOOK: Acabar com os ricos ou com os pobres? / Terminate the rich people vs. finish poverty

Summary for the sake of (see this new term in the Glossary)
According to a Portuguese smart lady, owner of blog «Bomba Inteligente» (Smart Bomb), the word Carnival came from the Latin expression carnem levare, meaning say good-bye to the sin at least until Easter (see how powerful and meaningful was Latin?).

Thinking in the last opportunity to sin in the next forty days, I remembered a vicious joke story, possibly grounded in facts. During the summer 75, incidentally a politically very hot one in Portugal, the Portuguese leftist general Otelo (by the way, also charged with terrorist murders and a performer in softcore porno movies), told in an interview to a foreign reporter that he was terminating the reach people. The legend says that the astonished reporter answered why don’t you try poverty?


Hoje é dia de Carnaval. Segundo a doutora Charlotte, «Carnaval deriva da expressão latina carnem levare, que terá sido depois modificada para carne, vale, que significará qualquer coisa como "adeus carne", e que anunciava a suspensão de carne devido à Quaresma».
Não sei porquê, lembrei-me hoje duma estória que um jovem me contou a semana passada. Na altura dos acontecimentos o jovem ainda estava na primeira infância e por isso não teve a oportunidade de fruir a atmosfera demencial que se vivia no verão de 1975.

A estória tem como protagonista o general Otelo, o mesmo que uns anos mais tarde planeava e mandava executar o abate sumário de «exploradores capitalistas», e mais recentemente, filmava como actor um decidido cunilingus ao som da Grândola Vila Morena, em boa hora transmitido no programa intelectual da bela Elsa Raposo na noite dum sábado de Setembro de 2001.
Segundo o jovem (eu, que tinha obrigação de me lembrar, não me lembro) o nosso general, depois de engavetar umas dezenas de capitalistas e seus lacaios em Caxias, terá dito numa entrevista a um jornalista estrangeiro que em Portugal se estava a acabar com os ricos. Segundo esse meu jovem amigo, o jornalista, certamente tímido perante o grande Capo do 25 de Abril, terá dito que no país dele se pretendia, em vez disso, acabar com os pobres.

Sem comentários: