Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/02/2004

DIÁRIO DE BORDO / LOG BOOK: Sexta-feira 13. / Friday 13.

SUMMARY for the sake of those foreign souls coming from outer space who are not able to read Portuguese:
After withdraw from its colonies, Portugal didn’t recover of the sense of losing its past grandeur yet. Lately, economic regression and the foreseeable consequences of EU enlargement to the East, together with plenty of scandals of cronyism, corruption and child abuse with suspects in the political and social establishment, put the Portuguese under depression and their self-esteem in short supply.
Recently, three approaches are being proposed to remedy this malaise.
One is ask for a legion of psychiatrist doctors, spin doctors and other doctors to cure the damaged Portuguese psyche.
The second, the leftist favorite, is to prescribe cannabis to everybody who couldn’t recover from the first approach.
Get real, the third starts. Never mind. It is too hard to follow, anyway.


A depressão e os missionários
A Missão: Portugal tem em curso a campanha «Portugal Positivo» – um nome bastante equívoco, se nos lembrarmos que, quando vamos buscar os relatórios das análises, o «positivo» quer dizer que já fomos atacados pelo bicho.
Em Maio, a Missão: Portugal realizará a conferência «A Auto-Estima dos portugueses». Supõe-se, que após a conferência, os portugueses se vão sentir seguros e confiantes - para quê então mudar?
Por prudência, devemos admitir a falibilidade deste método. Alguns portugueses poderão resistir-lhe e continuar deprimidos.

A depressão da nação e os talentosos rapazes do radicac chic
Por muito que critique os rapazes do Bloco de Esquerda, reconheço-lhes indiscutível talento. Meia dúzia deles, um quarteirão das Telheiras mais uma rua do Bairro Alto, nem tanto, enxameiam os jornais, as rádios, os écrans, as praças, falam bem, têm bom aspecto, une espèce de négligé chic, e marcam a agenda do país e no topo dessa agenda está uma proposta para ultrapassar a depressão colectiva da nação: a prescrição de cannabis aos doentes terminais
Esta notável proposta do Bloco aparece assim como uma terapia complementar aplicável aos casos residuais de depressão persistente após o tratamento da Missão: Portugal.

A depressão e os senhores do Compromisso Portugal
As luminárias do Beato concluíram que «somos um país tradicionalmente resistente à mudança a todos os níveis da nossa Sociedade», o que eles vêem como um problema. Um problema facilmente resolúvel pela terapia da Missão combinada com a do Bloco - há lá alguma coisa que resista à massagem da alma seguida de um charro?

Sem comentários: