Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/02/2004

CASE STUDY: O estado do capitalismo de Estado.

O doutor Durão Barroso foi na sexta-feira anunciar ao parlamento, durante o debate mensal, «novas fases de privatização da EDP, da Rede Eléctrica Nacional e da Galp e a alienação do capital estatal na Companhia das Lezírias, nas OGMA e no novo operador eléctrico do mercado ibérico» (ver aqui).
Bem pode o governo privatizar para compensar as 8 novas empresas públicas que, entretanto, criou, sem contar com os 31 hospitais SA.

Na semana anterior o Tribunal de Contas tinha divulgado o seu relatório de auditoria ao Sector Empresarial do Estado para 1999/2001, com 2 anos de atraso, note-se, en passant. O relatório citado na imprensa mostra números alucinantes:
+ Aumento do passivo total de 11,9 para 14,7 mil milhões de euros
+ 500 milhões de euros de «indemnizações compensatórias» (leia-se subsídios)
+ 1,6 mil milhões de euros de dotações de capital (leia-se subsídios)

Entre as novas empresas públicas inclui-se uma estranha criatura: CASO – Centro de Abate de Suínos do Oeste. Era uma empresa privada e sofreu esta nacionalização extemporânea, por razões possivelmente inconfessáveis de defesa nacional (pelo menos um «especialista» em questões de defesa nacional poderá ter intercedido como lobbyist) .

Não se percebe porque a esquerdalhada ataca o governo.

Sem comentários: