Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/02/2004

DIÁRIO DE BORDO: Pobre quando vê fartura, desconfia.

É o que acontece comigo, desconfio. Desconfio quando leio aqui que o governo e o PS, pelas bocas da doutora Manuela e do doutor Costa, respectivamente «mostraram-se hoje (ontem) disponíveis no Parlamento para alcançar consensos em matéria de actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento para o período de 2004/2007 já apresentado a Bruxelas mas que pode receber ainda alterações até ao início da próxima semana».

Não desconfio que eles se mostraram. Mostraram-se. Estavam na montra. Não desconfio que estavam disponíveis. Estar disponível é uma atitude. Fazer qualquer com coisa com essa atitude – actuar – isso é bastante diferente. Até não desconfio que pretendessem alcançar consensos (ver no Glossário este novo termo politiquês).

Começo a desconfiar quanto ao até ao início da próxima semana, que numa 5ª feira à tarde significa, em rigor, chegar a consensos no dia seguinte. OK, estamos em Portugal, vá lá, significa chegar a consensos antes do fim da próxima semana. Ainda assim, só se forem mesmo consensos.

Um acordo vinculativo concreto, com acções, calendário, quantificado, com quem faz o quê e quando, com que meios, isto é um programa, isso é melhor esquecer. OK, estamos em Portugal, vá lá um acordo vinculativo com os objectivos orçamentais críticos: crescimento das despesas correntes, das despesas com o pessoal, redução dos efectivos, e umas outras miudezas. Continuo a desconfiar.

Afinal quem é que acredita que o governo queira de facto ouvir e negociar com o PS? Quem é que acredita que o PS, depois da confusão entre o pEC (programa) e o PEC (pacto), esteja preparado para fazer um negociação realista e responsável? Quem é que acredita que governo e oposição não estão a fazer o frete, só para eleitor ver, de fingirem que ligaram ao que propôs o presidente da República e a dúzia de luminárias com procuração presidencial (tipo bloco central dos economistas)?
Eu não acredito. Chamem-me o que quiserem, mas eu não (à cautela, só se Cristo voltar à terra).

Sem comentários: