Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/07/2022

Dúvidas (341) - Porque algumas direitas nacionalistas são atraídas pelo Czar Vlad?

Algumas direitas professam o nacionalismo que para efeitos práticos podemos considerar como a «ideologia baseada na premissa de que a lealdade e a devoção do indivíduo ao Estado-nação superam outros interesses individuais ou de grupo». ‎

Alguns partidos e muitas pessoas que se consideram da direita nacionalista olham para a Rússia de Putin com simpatia indisfarçável, e nalguns casos indisfarçada. Mesmo admitindo que por vezes essa simpatia tem um preço que Putin costuma pagar bem, existe muita gente que tem aparentemente uma admiração genuína e desinteressada pelo regime putinesco pelo seu suposto nacionalismo.

É aqui que reside a minha dúvida, pois como pode um nacionalista simpatizar com um regime com um ditador e uma clique que governa um Estado Federal de duas dezenas de repúblicas, quatro dezenas de regiões autónomas, mais de uma centena de etnias diferentes que falam mais de uma centena de línguas diferentes e professam quatro religiões principais, Estado que é um Império composto por vários potenciais Estados-nação cuja coesão resulta exclusivamente de ser governado com mão de ferro e supressão de todas as liberdades?

6 comentários:

Unknown disse...

Uma revisão da História da "Santa", "Eterna" Rússia é capaz de aclarar o assunto , excessivamente pela "espuma dos dias"...

Unknown disse...

"excessivamente obscurecido".
Mea culpa.

Anónimo disse...

No fundo, no fundo, um Império.
Que sabe de política mais que o resto do mundo.
Ver as consequências das sansões e (dalilas) contra a rússia.
Abraço

Anónimo disse...

Parece que o "amigo americano" se está a preparar para limpar o sebo ao Zelensky e usar a imprensa corrupta do Ocidente para empurrar a culpa para a tal "Rússia de Putin".
A Derrota está selada e o Zelensky vivo só traria problemas aos neo-coisos. Cada vez que abrisse a boca ia ser uma dor de barriga por aqueles corredores de Washington.
Roma não paga a traidores.
No fim da historieta, fica a Europa putrefacta, das causas de cu, do feminismo, da imigração descontrolada, da desordem moral e dos governos com quotas para coxos e marrecos.
No fim, americanos e russos vão rir. Adivinhem a quem vai doer o traseiro.

Ricardo disse...

O anònimo das 12,39 pode bem estar certo quanto ao Zelenski ,a respeito da europa ue sò nào ve quen nào quer ou nào pode,o pior è que estamos dentro disto.como diria alguem tirem.me deste filme mal amanhado.

Ricardo disse...

Meu blog està mal linkado o link cerro è boasabertasneo