Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/07/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (23b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


A obra do Dr. Costa

Os críticos do Dr. Costa dizem que ele é pior primeiro-ministro desde Dona Maria II e não deixará uma única obra. Não é verdade e não é justo. Não falo apenas do estado em que deixou o SNS, com a preciosa ajuda da Dr.ª Temido, nem dos mais de 70 mil funcionários que acrescentou ao stock, nem mesmo refiro a dívida pública que à sua conta aumentou 44 mil milhões de 236 para 280 mil milhões. Sublinho apenas o inestimável contributo que o Dr. Costa e os seus dois governos deram para consolidar a posição do Estado sucial português como o supremo mendicante de Bruxelas e dos seus fundos.

mais liberdade

Não, não são portas giratórias. Simplesmente não há portas

O Eng. Matos Fernandes, que deixou o ministério do Ambiente e regressou às bancadas do parlamento, irá dedicar os seus muitos tempos livres como consultor nas áreas de energia e ambiente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados. O Dr. Siza Vieira contratado como sócio ajudará a PLMJ nos muitos trabalhos jurídicos que presta ao Estado. A um nível mais modesto, o Dr. Saraiva, agora vereador e antigo vice-presidente da câmara de Lisboa onde substituiu o Dr. Duarte Cordeiro, foi nomeado por indicação deste para a administração do Metro de Lisboa.

De volta ao velho normal

Com a ajuda da inflação, estamos a voltar gradualmente aos tempos socráticos com a balança comercial cada vez mais desequilibrada. Em Maio as exportações e as importações registaram um crescimento homólogo de 40,6% e 46,4% (35,3% e 34,4%, sem combustíveis), respectivamente.

Justiça socrática

O recurso do Eng. Sócrates no STJ, relacionado com a Operação Marquês, vai passar pelas mãos de um dos juízes que esteve com ele no governo entre 1996 e 1999, teve uma sanção disciplinar por tentar arquivar a investigação sobre o Freeport e voltou ao governo como adjunto da ministra Van Dunen.

Banco de Fomento é «torrar dinheiro em coisas que não valem pevid

Para que serve um Banco de Fomento várias vezes anunciado para as «próximas semanas», sucedendo a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, tinha ressuscitado em 2018 e segundo o Dr. Siza já estava criado em Janeiro de 2020 e só viu a luz do dia em 2021? Segundo João Serrenho da CIN, um dos poucos empresários que não vive pendurado no governo, serve para «torrar dinheiro em coisas que não valem pevide».

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

A taxa de inflação homóloga em Portugal subiu 0,7% em Junho para 8,7%, o valor mais alto desde 1992.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lopes da Mota a apreciar o processo do falso engenheiro (a Ordem dos Engenheiros desmente que seja um dos seus, mas sabemos que uma mentira repetida muitas vezes, deixa marcas), é o fim da Ópera Bufa.
Ninguém parece ter vergonha naquela AR. Diria que nem o Arlequim Rebelo de Sousa a tem. Nem falo do governo, aquilo é uma quadrilha.
A quinta do PS, que um dia foi chamada de Portugal.