Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/07/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (23a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


Há cinco anos, dois meses depois da catástrofe de Pedrógão Grande, o ministro da Agricultura de então anunciava que o governo tinha feito a maior revolução da floresta desde D. Dinis. Dois meses depois, o governo anunciava mais uma reforma da floresta e criava com grande pompa e circunstância uma Estrutura de Missão para Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais presidida pelo Engenheiro Florestal Tiago Martins Oliveira, apresentado como o mago das florestas, que criou a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais. Cinco anos depois, o Eng. Oliveira, poucos dias antes do início da presente temporada de incêndios em exibição em todos os canais, veio dizer-nos que «o problema dos incêndios não passa pela existência de mais meios de combate, mas pela gestão da propriedade florestal». That’s it.

Ó Dr. Costa, o que nasce sempre da acção humana são as políticas desastrosas do seu governo

Parece que o Dr. Costa garantiu que «Os incêndios nascem sempre da ação humana». Como se factcheckou não é verdade.

Estado Sucial Simplex

Desde 1996 o número de órgãos consultivos do Estado cresceu 79% para mais de 400. O que fazem? Ninguém sabe. Já quanto aos mais de 800 apparatchiks que o Dr. Costa e os seus ajudantes nomearam para os gabinetes do governo sabe-se que servem de câmaras de eco.

«Em defesa do SNS, sempre»

Quando se pensava que já tinha sido atingido o pior, os hospitais começaram a transferir o caos das urgências para o atraso das cirurgias e consultas que já estão a diminuir em relação ao ano passado devido à mobilização de médicos para as urgências. Entretanto, na região de Lisboa metade das vagas para médicos de família ficaram por ocupar apesar do SNS oferecer salários mais altos do que os dos médicos de família já contratados que no sábado protestaram numa manif.

O SNS afunda-se sozinho, não precisa da ajuda dos “privados”

Mesmo com a preciosa ajuda da Dr.ª Temido, a despesa do SNS com os hospitais privados reduziu-se em 2020 e conta apenas 4% do total.

Take Another Plan e as entradas de leão e saídas de cordeiro

O Dr. Pedro Nuno Santos, que o episódio do despacho dos aeroportos revelou ser um banana a fingir-se de teso, chutou para canto as responsabilidades da TAP no cancelamento de dezenas de voos e consequente caos atribuindo-os aos problemas do aeroporto de Lisboa.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

Há três anos soube-se do caso das 780 mil «golas» inflamáveis distribuídas aos velhinhos perdidos por esses cus-de-judas para se protegerem dos incêndios florestais, golas que afinal, explicou depois a Protecção Civil, eram apenas para “merchandising“ e “propaganda“. O caso envolveu uma família socialista e vários apparatchiks avulsos. Três anos mais tarde o governo foi forçado a devolver a Bruxelas 844 mil euros de subsídios.

(Continua)

Sem comentários: