Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/07/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (21b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 21a)

O Dr. Brilhante tem um passado brilhante e terá certamente um futuro igualmente brilhante

Em Maio de 2020 começou uma das sagas do Dr. Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, então, e líder parlamentar do PS, agora, que encomendou 1.151 ventiladores à China dos quais só 73 chegaram a Portugal, apesar de ele ter falado «300 vezes por dia» com os chineses. Na altura o governo propôs-se pagar 2 milhões de euros à TAP para ir buscar os ventiladores em falta. Passados dois anos, o TdC apurou que foram perdidos mais de 10 milhões de euros de ventilador não entregues ou irremediavelmente defeituosos.

Plano de Salvação do Estado sucial, aka Plano de Recuperação e Resiliência

«Dos 3300 milhões de euros pagos por Bruxelas desde Agosto de 2021, as famílias receberam 51 milhões e as empresas quatro milhões. Sistema científico recebeu 100 mil euros.» (Público)

De volta ao velho normal

Segundo o INE, as poupanças das famílias, que aumentaram durante a pandemia (em boa parte porque não havia oportunidade para gastar), começaram a ser torradas a bom ritmo (60% da poupança durante a Covid). Estima-se que até 2024 vai tudo voltar ao mesmo.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

A inflação atingiu 8,7% em Junho, o valor mais alto em trinta anos, com os combustíveis a aumentarem 31,7% o valor mais alto em quase quarenta anos.

A Euribor a 6 meses aumentou de -0,539% no início do ano para +0,225%, a yield a 10 anos da dívida alemã era -0,123% no início do ano e subiu para +1,728%.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Adaptado do jornal Eco

Mais um novo recorde da dívida pública com 280,4 mil milhões atingido em Maio. A par do descaramento e da incompetência é uma das poucas coisas que o governo do Dr. Costa nos oferece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os números apontados para a inflação, são treta. Toda a gente sabe.
Quanto à dívida pública, está a subir, mas não preocupa. É só até achatar a curva.
Como dizia o sócio do Toino Kosta (um tal 44 de quem a Ordem dos Engenheiros diz não ser engenheiro, mas que num país onde tudo é uma farsa, passa por isso) , as dívidas não são para pagar. Pelo menos, as nossas.

Unknown disse...

Pergunta ingénua : e não há uma Oposicão "credível para confrontar a Quadrilha ( "brilhante", j+a agora...) com a realidade dos factos?...
é que se for o Chega a pôr o nome aos bois - e às vacas - dizem que é "populismo", "xenofobia", "extrema-direita" e outras vigarices do arsenal SUCIA...e náo só...