Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/07/2022

COMO VÃO DESCALÇAR A BOTA? (36) - O ilusionismo gasoso do Dr. Costa

Outras botas para descalçar

«Portugal, e mais precisamente Sines, tem um papel importante a desempenhar na eliminação da dependência energética da Europa face à Rússia. "Podemos ser um porto de acolhimento, de armazenamento e de trans shipment de gás natural liquefeito, que pode vir das múltiplas rotas atlânticas e de múltiplas origens para outras regiões europeias", afirmou ontem o primeiro-ministro, António Costa, na apresentação do MadoquaPower2X, o projeto de mil milhões de euros para produção de hidrogénio e amónia verdes na zona industrial daquele concelho do litoral alentejano.» (DN)

Lembrei-me desta declaração recente do Dr. Costa ao ver o mapa seguinte onde estão assinalados os terminais de gás natural liquefeito (LNG).

Technology Quarterly

Ó Dr. Costa explique lá qual é a vantagem competitiva do terminal de Sines que, das duas dezenas de terminais LNG, é o mais distante dos grandes consumidores?

1 comentário:

Anónimo disse...

Dr Costa: - Bom, a vantagem seria mais umas obras e umas comissões dos empreiteiros.