Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/01/2022

Para explicar a incompetência socialista podemos usar o dilema do Impertinente em alternativa ao trilema de Žižek

Como aqui recordei, faz mais de uma década, durante a ocupação comunista da Eslovénia, o filósofo esloveno Slavoj Žižek constatou que que, sob um regime de constrangimento ideológico, as virtudes de honestidade, inteligência e adesão sincera a esse regime eram incompatíveis.

Não quero insinuar, o que reconheço seria um pouco exagerado, que o trilema de Žižek se aplique simplisticamente ao regime mitigado de constrangimento ideológico que resulta do domínio pela esquerdalhada da maioria dos mídia no Portugal dos Pequeninos. 

Ainda assim, somos todos os dias confrontado com a incompetência governativa inexplicada mesmo por opções ideológicas - se é que este governo tem uma ideologia para além do propósito de inchar o Estado sucial para multiplicar oportunidades de negócio e de colocação da sua gente - pelo que sinto necessidade de uma ferramenta analítica para explicar esse facto dado que, não podendo garantir não haver socialistas competentes, o certo é não conhecer nenhum.

Como primeira tentativa de explicação, formulo o seguinte dilema: ou bem que todos os socialistas são incompetentes ou bem que os socialistas competentes vivem na clandestinidade.

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

Tome lá, Sr. Impertinente, mais uma pérola do seu queridinho Zé Bidé:

https://observador.pt/2022/01/25/biden-refere-se-a-jornalista-da-fox-news-como-filho-da-p-estupido/

Se tivesse sido o Presidente Trump, tenha a certeza que o Sr. Impertinente teria escrito cobras e lagartos. Porque o outro Presidente não tinha nível, este aqui é que é um senhor, certo?