Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/01/2022

A arte de bem titular toda a notícia (4)

No dia 10 o INE publica o Destaque com o seguinte título Exportações e importações aumentaram 15,7% e 32,3%, em termos nominais - Novembro de 2021, onde informava que o resultado desses aumentos foi o agravamento do défice da balança comercial: 
O défice da balança comercial de bens aumentou 1 162 milhões de euros face ao mês homólogo de 2020 (aumentou 389 milhões de euros em relação a novembro de 2019), atingindo 2 097 milhões de euros em novembro de 2021.
O défice da balança comercial tem sido um problema crónico na economia portuguesa contribuindo para o endividamento face ao exterior. Num curto período durante o governo "neoliberal" o défice diminuiu para voltar a aumentar com o governo socialista e se diminuiu em 2020 foi pela redução das importações resultante da queda da procura de bens durante a pandemia.  


Dito isto e concluindo-se que os factos relevantes são um aumento das importações superior ao das exportações e o consequente agravamento do défice comercial, veja-se como os diferentes jornais titularam os mesmos factos relatados pelo INE:
Repare-se que dois jornais fazem de porta-vozes do ministro, um apenas titula o aumento das exportações e um único jornal (o DN) sublinha o facto mais relevante que é o agravamento do défice.

Sem comentários: