Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/01/2022

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (122) - A Passarola Afundada (XIV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O Dr. Costa, o homem-elástico, esteve à beira da rotura

A evolução das sondagens colocou à prova a elasticidade do Dr. Costa que começou por recusar qualquer entendimento com o PSD, o CDS, o PCP, o BE, o PAN e o Chega, acabou a garantir que estaria capaz de falar com todos, excepto o Chega, e até mandou o adjunto que gosta de malhar na direita garantir que o PS estaria disponível por fazer um acordo de cavalheiros com o Dr. Rio o que, pressupondo a existência de pelo menos dois cavalheiros, não me parece nada realista. O Dr. Costa demonstrou assim, mais uma vez, que os princípios não são para ele um fim em si mesmos e reafirmou a sua devoção pelo groucho-marxismo.

O Dr. Costa além de muito elástico tem vários chapéus

Na verdade, até tem uma samarra que envergou para dar uma cor local à sua campanha no Alentejo.

Com o seu chapéu de líder do PS, o Dr. Costa criticou os políticos que defendem que o futuro das pensões fique dependentes do «jogo de mercado», ou seja políticos como ele próprio, cujo governo tem 4,5 mil milhões do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social aplicados em acções e 14,7 mil milhões aplicados em obrigações, uns e outros cotados em bolsa.

Com o seu chapéu de economista-chefe de S. Bento, o Dr. Costa anunciou o crescimento de 4,6% em 2021 antecipando-se ao INE. E se o INE não confirmar? Nesse caso o Dr. Costa poderia fazer como o sultão Recep Tayyip que demitiu o director do INE turco por publicar dados «incompatíveis com os valores nacionais e morais». Dêem-lhe tempo.

Choque da realidade com a Boa Nova

O muitas vezes anunciado contrato-programa da ferrovia assinado em Junho de 2021 com a IP, que faz parte do pomposíssimo Programa Nacional de Investimentos 2030, foi prorrogado pela terceira vez. Como se sabe, isso para o Dr. Costa e a sua equipa não é um problema, é uma oportunidade, a oportunidade de continuar a fazer anúncios sobre o mesmo tema, caso um eleitorado abúlico lhe dê a oportunidade de continuar em S. Bento a fazer anúncios.

A difícil convivência do socialismo com a aritmética

O Dr. Leão estimou em Setembro o custo até então das medidas de resposta à pandemia em 30 mil milhões de euros. O Conselho das Finanças Públicas, no relatório Perspetivas Económicas e Orçamentais 2021-2025 estimou o impacto líquido total dessas medidas em 4,2% do PIB em 2020 e 2021 o que em contas redondas (PIB de 2020 = 202,4 mil milhões e crescimento de 5% em 2021) dá 17 mil milhões em dois anos. O Tribunal de Contas estimou em Dezembro o custo dessas medidas em 2020 em 5,7% do PIB ou seja uns 11,5 mil milhões. A semana passado a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou que entre Janeiro e Setembro de 2021 o impacto directo das medidas de política covid-19 no saldo orçamental foi de -4 milhões de euros. Será que o Dr. Leão está a aplicar o célebre multiplicador keynesiano ao custo das medidas Covid?

«Estamos preparados»

120 milhões de euros gastos em testes mais uma centena de milhar de homem-dia dos técnicos de saúde para fazer 11 milhões de testes em Dezembro e Janeiro não será um bocadinho muito demasiado?


O Fundo Autónomo De Apoio À Concentração E Consolidação De Empresas (FACCE) inventado pelo socratismo para salvar empresas sem salvação torrou mais de 84 milhões em empresas como a Aerosoles/Investvar (ler aqui o que escrevemos sobre este elefante branco), La Seda (idem aqui e aqui), entre outras, e mais recentemente a Dielmar (lá teria que ser).

3,2 milhões de euros em obras e equipamentos, o triplo do orçamentado, foi quanto o governo torrou no ex-hospital militar de Belém para apoiar o SNS. Num ano passaram pelas 140 camas desta unidade 657 doentes (uma taxa de ocupação de 9%, admitindo uma internamento médio de 7 dias). Agora essas instalações vão ser usadas para receber refugiados afegãos.

51 milhões dos fundos europeus vão ser torrados para comprar autocarros eléctricos e postos de carregamento em vários cus de judas deste país.

Com o saber de experiência feito, o governo do Dr. Costa pretende torrar mais 400 milhões em empresas de «interesse estratégico nacional». E o que são empresas estratégicas? Segundo a tradução do web bot de AI, é o nome que o governo dá às empresas onde torra o dinheiro dos contribuintes portugueses e, de preferência, europeus.

De volta ao velho normal

A exportações no último trimestre de 2021 aumentaram 9,2% em relação ao mesmo período de 2019 enquanto que as importações aumentaram 14,5%, de onde continuamos com o défice comercial a aumentar.

Take Another Plan

Depois de um ano e meio a fazer anúncios de planos, de medidas, de reestruturações, a única medida visível na TAP tinham sido uns quantos despedimentos, que agora começam a ser revertidos pelos tribunais

«A educação é a nossa paixão»

Deve ser de facto a grande paixão socialista desde o Sr. Eng. Guterres. O primeiro governo do Dr. Costa começou com 1.668 mil alunos e 121 mil professores e o segundo governo cinco anos depois têm menos 64 mil alunos e mais 6 mil professores e ainda assim, quatro meses depois de iniciado o ano lectivo, segundo a Fenprof ainda há trinta mil alunos sem as aulas todas.

Sem comentários: