Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/01/2022

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (118) - A Passarola Afundada (X)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Computadores para a escolas, um case study do socialismo em acção

Em Abril de 2020 foi anunciada a compra de 1.200.000 computadores só autorizada em Julho. Em Janeiro do ano passado, tinham sido entregues 100 mil. Em Março do ano passado foi anunciado pela terceira ou quarta vez a aquisição de mais 350 mil. O Tribunal de Contas concluiu em Julho seguinte no seu relatório que 60% dos computadores anunciados só estariam disponíveis no próximo ano lectivo 2021-2022.

Em Outubro passado, o Avante da Sonae anunciava que o «Ministério já comprou mais 600 mil computadores e no mês seguinte, na falta dos 600 mil, o mesmo Avante anunciou que o Ministério vai comprar 15 mil computadores de secretária para as escolas». No princípio de Dezembro, outro órgão da imprensa amiga anunciava que há «600 mil computadores prestes a ser distribuídos pelos alunos» e no final do mês outro órgão da imprensa amiga consolava o povo com uma retrospectiva do passado lembrando que em 2020 foram distribuídos 450 mil e 300 mil em 2021 e, como dizia disse o Eng. Guterres a respeito do PIB, «é só fazer as contas» e chegamos a 750 mil.

Se o Dr. Costa ganhar as eleições o delegado da Fenprof no ministério terá a oportunidade continuar a fazer anúncios de que vai comprar, já encomendou, já comprou, vão chegar, chegarão em breve, estão prestes a chegar, até ao dia em que anunciará ufano chegaram!

A excelência na torrefacção

O ministro do Plano congratulou-se por ter "executado" 3.400 milhões dos fundos europeus no que foi o segundo melhor ano de sempre. Para um marciano como eu, há três coisas surpreendentes neste feito: 1.ª desde logo o verbo "executar" aplicado a gastar o dinheiro doado pelos contribuintes europeus; 2.ª os "projectos" em que esse mesmo dinheiro foi "executado" terem sido aprovados por gente que nunca geriu uma empresa, nem criou um negócio, nem mesmo um carrinho para vender castanhas assadas, ou criou um posto de trabalho; last but not least o primeiro melhor ano de sempre foi atingido pelo governo neoliberal de Passos Coelho em 2012.

Take Another Plan. Até para o Dr. Pedro Nuno Santos é demasiado

Depois de ter patrocinado a renacionalização da TAP promovendo com o dinheiro dos contribuintes a compra das participações dos accionistas privados e pelo caminho ter já torrado mais de dois mil milhões e comprometido mais 1.200 milhões que o multiplicador socialista transformará seguramente em muitos mais, o Dr. Pedro Nuno anunciou sem se rir que no futuro a TAP deve integrar-se num grande grupo de aviação. Ora os grandes grupos de aviação que existem são privados, a não ser que o Dr. Pedro Nuno queira a TAP a ser participada da China Southern Air Holding Company.

Afinal os melhores aliados do Dr. Costa não foram o camarada Sr. Jerónimo e a Mestre Catarina Martins. Foram o Dr. Rio, o Eng. Silva e a Empresária de Estufas Dr.ª Inês Sousa Real

Parece mentira mas é verdade. Contas feitas, o PS-D e o PAN aprovaram mais propostas do PS do que comunistas e berloquistas.

A tomada de posse clandestina do vice-almirante dom Sebastião

Há quem critique a tomada de posse às escondidas do vice-almirante Gouveia e Melo como CEMA. Não é o meu caso. Em boa verdade, todo processo de exoneração do antigo e de nomeação do novo CEMA foi o que o povo costuma chamar uma pouca-vergonha. E o pudor recomenda que as poucas-vergonhas não sejam exibidas em público.

«Estamos preparados»

Com cerca de 1000 internados (3,3% das mais de 30 mil camas), dos quais menos de 150 em UCI (15% das mil camas disponíveis), a ministra do SNS admite suspender a actividade não-Covid. Percebe-se a lógica da ministra porque a linha SNS falha, as urgências estão entupidas com doentes com sintomas ligeiros e os centros de saúde estão em «caos absoluto» e enquanto isso andavam a vacinar crianças sem risco a quem a vacina não impede serem infectadas. É a excelência da gestão da ministra mais popular do Dr. Costa.

Choque da realidade com a Boa Nova

Decorrido um ano e meio da EFACEC ou «Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central» estar a ser vendida pelo Dr. Siza, depois de a ter nacionalizado à Dr.ª Isabel dos Santos, o Dr. Leão diz que «ainda não há data definida para a sua conclusão».

O IVAucher que era para devolver uns 200 milhões aos contribuintes ficou-se pelos 37 milhões.

O que importa não é o precariado. Importante é quem contrata o «precário»

Feitas as contas, nas próximas semanas o governo de gestão do Dr. Costa vai contratar mais 2.895 funcionários a adicionar aos mais de 72 mil que já recrutou. Porém, 2.300 serão "precários", uma espécie que a geringonça anunciou ter erradicado.

O Estado sucial é um caloteiro

Ao contrário do que dizem os seus detractores, na governação do Dr. Costa há algo que sempre aumenta. Por exemplo a dívida em geral e, em particular, os pagamentos em atraso aos fornecedores que em Novembro subiram mais 174 milhões para quase 897 milhões, Espera-se que no final do ano ultrapassem os mil milhões.


Apesar do chumbo da dotação de 317 milhões para o Novo Banco na aprovação do OE 2020 pelo parlamento, a criatividade do Dr. Leão criou um expediente contabilístico para fazer chegar a massa ao Novo Banco,

De volta ao velho normal

A taxa de poupança, habitualmente uma das mais baixas da UE, subiu durante a pandemia para valores normais na UE e estratosféricos no Portugal dos Pequeninos. Acreditando na prosperidade que o Dr. Costa lhes promete com a bazuca, a poupança das famílias voltou a descer e no 3.º trimestre já foi inferior à taxa homóloga antes da pandemia.

Sem comentários: