Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/06/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (91) - Em tempo de vírus (LXVIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O que é orgulho para o PS, é vergonha para o país

Diz o Dr. Costa, a propósito da torrefacção dos dinheiros da bazuca, que «temos um historial de que nos devemos orgulhar e não ser motivo de flagelação relativamente à utilização dos fundos». Conhecendo o resultado de mais de três décadas e de 120 mil milhões de euros, suspeito que só os portugueses com alma de pedinte se poderão sentir orgulhosos.

Também não ajudará ao orgulho pátrio se compararmos a bazuca do Dr. Costa com a bazuca de Kyriakos Mitsotakis, cujo plano teve Christopher Pissarides, um prémio Nobel da Economia, no lugar do Dr. Costa e Silva, e que a CE prevê tenha um impacto no PIB uma vez e meia maior do que a bazuca do Dr. Costa.

Se calhar o Dr. Costa até acredita nisso, o que é mais preocupante do que se estivesse só a mentir

Se pensa que o Dr. Costa nos está a vender, como costume, gato por lebre quando garante que os fundos europeus terão impacto «ao longo dos próximos 50 anos», pense outra vez olhando para os últimos 35 anos.

A Dr.ª Elisa teve uma epifania e contraria o Chefe

Após algumas décadas desempenhando vários cargos públicos, a Dr.ª Elisa Ferreira que há uma dúzia de anos confessou «vou só dar o nome e volto», durante a campanha para as eleições europeias, onde também lembrou a uns velhinhos que «o dinheiro é do Estado, é do PS» (confira aqui), confessou agora em entrevista ao Jornal de Negócios, contradizendo o Chefe Dr. Costa, que «é penoso ver que Portugal, com estes anos todos de apoio, ainda está entre os países atrasados».

Afinal o governo socialista durante a pandemia faz pior no combate à pobreza do que o governo “neoliberal” fez no resgate que outro governo socialista lhe deixou

Segundo um estudo do Center of Economics for Prosperity (PROSPER) da Universidade Católica de Lisboa, as medidas do governo face à pandemia não impediram um aumento de 25% da pobreza. O que dizer de um governo socialista que deixa aumentar a pobreza quando as medidas do governo a que os idiotas chamaram “neoliberal” tomou durante o resgate resultante da governação de um governo socialista, a que pertenceram meia dúzia de membros do actual, reduziram as desigualdades como ficou demonstrado pelo estudo da OECD que citei neste meu post de há sete anos?

Por mim, veria com bons olhos a ida para Sevilha (sem volta) do Dr. Ferro e dos deputados que o quisessem acompanhar

Diz muito sobre o Portugal dos Pequeninos que o presidente do parlamento, membro e ex-secretário geral do partido incumbente, tenha convidado os deputados e os portugueses da Área Metropolitana de Lisboa a furarem o cerco a que o governo os submeteu no fim de semana e a dirigirem-se patrioticamente de forma massiva a Sevilha para apoiar a selecção.

Take Another Plan. A gestão do Dr. Pedro Nuno, também conhecido por Pinóquio

É um daqueles paradoxos só explicáveis à luz do materialismo dialéctico, o Dr. Pedro Nuno um paladino socialista dos trabalhadores está a ser acusado pelos que trabalham nas cabinas dos aviões da TAP da criação de «extrema violência psicológica, discriminação e violação de direitos básicos». Pior do que isto só me ocorrem as queixas dos operários da Ermer & Engels, a fábrica têxtil em Manchester de que era sócio Friedrich Engels.

Percebem-se melhor. no contexto da luta de classes, as críticas de O'Leary, o patrão da Ryanair que acusa o Dr. Pedro Nuno de mentir enquanto mostra um slide com a sua foto com um longo nariz que não envergonharia Gepeto.

«Estamos preparados»

Um retrato demolidor da situação do SNS após um ano de pandemia não sai de um documento da oposição, mas do Relatório de Primavera 2021 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde da responsabilidade de Constantino Sakellarides, antigo diretor-geral da Saúde, e José Aranda da Silva, ex-presidente do Infarmed, dois membros da nomenclatura do regime na área da Saúde.

Boa Nova

A semana passada foi um poucochinho pobre em matéria de anúncios. Até o projecto de hidrogénio em Sines que tem um potencial de torrar tanto dinheiro quanto o das SCUTS do Eng. Guterres, só deu origem a um anúncio de uma aprovação pífia de 30 milhões por Bruxelas o que à escala é menos do que seria a aprovação das cabines de uma portagem de uma SCUT.

Quanto ao programa de rendas acessíveis do Dr. Pedro Nuno também foi feito um anúncio de uma abertura pífia de 35 (trinta e cinco) candidaturas, imagine onde. Em Lisboa, tinha de ser, em competição com o outro candidato Dr. Medina e o seu programazito alfacinha.

Mais do que uma autarquia, a câmara de Lisboa é um serviço de informações de autocracias

Dizem-nos os próprios serviços da câmara que nos últimos 9 anos foram enviados dados dos organizadores de manifestações a várias autocracia como o Irão, a Arábia Saudita e a Rússia, neste último caso por 27 (vinte e sete) vezes. Nem a delegação em Lisboa do Федеральная служба безопасности Российской Федерации faria melhor.

O SARS-COV-2 é amigo da poupança

Há muitas décadas que a taxa de poupança das famílias é cronicamente menos de metade da média europeia o que explica um dos maiores problemas, a descapitalização da economia portuguesa. Pois bem, desde o início da economia o saldo das contas bancárias aumentou cerca de 15 mil milhões de euros. Não é difícil prever que esta poupança extraordinária irá desaguar num consumo extraordinário que, como historicamente acontece em Portugal, se dirigirá a bens importados.

Um caso de incompetência terminal ou de caída em desgraça na parentela socialista

A exoneração de um apparatchik socialista, na circunstância o diretor-geral do Património Cultural que deixou os museus tutelados em estado de paralisia, por «ineficiente contributo» não é exactamente um episódio vulgar apesar dos muitos ineficientes contributos da maioria dos apparatchiks. Pode-se suspeitar que a criatura pode ter sido mais vítima de insuficiente patrocínio do que de insuficiente contributo.

Serviço público

Serviço público é o que fazem em greve os apparatchiks do Metropolitano de Lisboa numa altura em que o governo agita o aumento do Rt e do número de novos casos de pandemia e decreta o cerco na Região Metropolitana de Lisboa. Serviço público é também o que fazem os apparatchiks da Carris que não reforçam a oferta deixando os "utentes" amontoados nos autocarros. Ainda bem que não são os "privados" movidos pelo lucro. Valha-nos o facto do ministro Dr. Fernandes nos garantir que «não há caso comprovado, conhecido em Portugal, de transmissão do vírus covid-19 em transporte coletivo».

O défice das Administrações Públicas agravou-se até Maio em 1,9 mil milhões de euros. Também as contas externas em Maio tiveram um agravamento do défice de 64 milhões o ano passado para 240 milhões este ano.

Nos primeiros quatro meses do ano o aumento da dívida do Estado foi superior em 2,4 mil milhões de euros ao do mesmo período do anjo passado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os portugueses não se importam absolutamente nada com o que se passa na sua terreola.
Povo cobarde reles e canalhão com baixo QI,desprezo total por cultura,total ausencia de valores morais,arruaça e grosseirismo arrebenta,culto de taberna morcela e bagaço é prática e orgulho nacional. Com criaturas destas,o que mudará aqui para melhor nos próximos 100 anos?Nada! Agem exactamente da mesma forma podre que os politicos e nem sequer têm a minima noção do que é a liberdade.
Este tipo de sites/blogs de "oposição" nenhum tuga os lê porque não foca futebol,cães/gatos e panascada.
Este e uns muito poucos outros sites semelhantes em actividade aqui só podem ter algum efeito se forem escritos em inglês e exportados para o exterior. Só dessa forma a denuncia de toda a podridão politica e juridica/policial corrente aqui há 47 anos será denunciada e exposta ao mundo e talvez algo comece a mudar e a melhorar aqui.
Escreva em inglês,exporte o site ou então crie outro em inglês,só assim pode contribuir para alguma mudança.Todos os outros sites semelhantes devem fazer o mesmo senão é malhar em ferro frio e perder tempo.
Ass: Basilio xuxa das hortas de Sintra.

Anónimo disse...

Ps: Exportar para o exterior significa além da estranha rede brasileira que controla toda a internet aqui que é uma especie de lobby gay/genero/Politicamente correcto que censura as buscas e até enoja.
Ass:Basilio xuxa das hortas de Sintra