Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/06/2021

Como tentar cumprir o plano de vacinação, apesar de tudo? Resposta: um dia de cada vez (55) - Mais vale um Almirante teso que uma multidão de apparatchiks moles


ECDC

Pela primeira vez, foram ultrapassadas as 100 mil doses na maioria dos dias da semana e a percentagem da população com primeiras doses e vacinação completa ultrapassou a média da UE. Note-se que estas percentagens são em relação à população com mais de 18 anos e as seguintes são em relação à população total.

Ponto de situação dos objectivos para a vacinação:
Alcançável, basta uma média diária ao redor de 70 mil doses. Entretanto, o Sr. Almirante corrigiu este objectivo para "meados de Setembro/Outubro», o que é mais realista e pode reflectir a dúvida quanto a manter o ritmo nos meses de Verão. 
O número de doses diárias mantém na última semana um coeficiente de variação elevado e uma amplitude enorme (80 mil), reflectindo dificuldades de manter um ritmo sustentado. Nada está garantido, sobretudo nos meses de Julho e Agosto e o governo continua estupidamente sem recorrer aos "privados".
Como se confirma no diagrama do ECDC, na última semana de Junho o objectivo ainda não está cumprido e só estão totalmente vacinados 93,5% dos +80, 64,0% dos 70-79 e 60,0% dos 69-70 anos. Esta é talvez a maior falha, visto que se trata dos grupos de maior risco.
51% da população tem pelo menos uma dose. Para atingir os 70% no início de Agosto será necessário administrar 1,9 milhões de primeiras doses a uma média diária de 54 mil o que compara com as 1,7 milhões a uma média diária de 49 mil no período equivalente terminado ontem. Conclusão: é possível mas nada está garantido.

Em reconhecimento do trabalho que o Sr. Almirante está a desenvolver arrastando atrás de si uma multidão de apparatchiks mudei o título desta série de posts.

Sem comentários: