Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/06/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (89) - Em tempo de vírus (LXVI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O Dr. Costa e os seus amigos revelam uma secreta admiração pelo Czar Putin

Que outra coisa poderia explicar a delação dos esbirros do Dr. Medina, o putativo sucessor dilecto do Chefe, à embaixada em Lisboa do Czar de Todas as Rússias dos nomes dos súbditos deste que organizaram uma manif de protesto contra a receita que o Czar aplica à oposição e tudo isto com o conhecimento e cumplicidade do amigo Dr. Cabrita e do braço direito Dr. Santos Silva? É como que uma homenagem ao Czar que não precisa da Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital para calar a oposição.

Reconheça-se que o Dr. Costa é nesse desiderato ajudado pela inexistência de opinião publica, pelo coro amigo da opinião publicada, pela manada obediente do eleitorado e, até, pela própria oposição. Em boa verdade, a oposição que o Dr. Costa tem mais dificuldade de calar é a oposição interna, como agora mesmo se viu no episódio da delação em que, em contraponto aos apparatchiks que saíram a terreiro defendendo o Dr. Medina, a ministra Dr.ª Leitão veio sugerir que à câmara poderiam ser aplicadas coimas de 80 milhões.

L’État c’est nous

O Dr. Pedro Nuno, presumivelmente num gesto de apaziguamento com o Dr. Costa através do amigo Dr. Cabrita, vai nomear presidente da Autoridade ("independente") da Mobilidade e Transporte, a esposa deste último, Dr.ª Ana Paula Vitorino, ela própria antiga ministra de um governo de que o seu esposo fazia parte.

Pelo seu lado o Dr. Costa nomeia o Dr. Adão e Silva, militante socialista na clandestinidade (demitiu-se para ser comentador "independente") comissário-ministro da Propaganda para as comemorações em 2024 do 50.º ano do 25 de Abril, as quais se prolongarão por cinco anos e meio durante os quais, naturalmente, será exaltada a obra do consórcio socialista que inclui como subempreiteiros o Partido Comunista e o esquerdismo infantil do PREC, agora reunido sob a bandeira do berloquismo.

Take Another Plan. A gestão do Dr. Pedro Nuno

O Dr. Pedro Nuno admitiu que a defesa dos postos de trabalho da TAP passaria pelo despedimento colectivo, uma medida naturalíssima em qualquer empresário mas inesperada, digamos, numa criatura que ameaçava os banqueiros alemães de lhe pôr as perninhas a tremer.

Esse despedimento colectivo faz parte de um plano de restruturação que precisou de seis meses para ser preparado e um ano depois jaz há seis meses em Bruxelas à espera da aprovação.

O que Dr. Pedro Nuno chama ofensas ao Estado português não são ofensas e não são ao Estado português

O Dr. Pedro Nuno a quem o CEO da Ryanair Michael O'Leary deu uns açoites no rabito, veio depois da reunião fazer aquele número do "agarrem-me que eu vou-me a ele" e explicou que não gosta de «deixar ofensas ao Estado português sem resposta», chamando ofensas aos factos e às opiniões neles suportadas de O'Leary e confundindo o Estado português com a sua enfatuada pessoa.

O Dr. Frasquilho fez tudo para o PS o manter no lugar, menos o mais importante

Depois de quatro anos de colaboração dedicada à causa socialista, o Dr. Frasquilho tinha expectativas legítimas de continuar a presidir à TAP pela mão do Dr. Pedro Nuno, expectativas frustradas pelo Dr. Costa que, talvez querendo mostrar quem mandava, mandou nomear um outro apparatchik. Em que falhou o Dr. Frasquilho? Principalmente em não se ter tornado amigo do Dr. Costa ou pelo menos não ter aderido ao PS.

Choque da realidade com a Boa Nova

Depois de muitos meses de anúncios por conta do Dr. Pedro Nuno, sempre ele, de apoios para pagar rendas, a coisa ficou-se pela mísera cifra de dois milhões de euros de empréstimos a 769 famílias. Dirão os detractores do Dr. Pedro que é uma coisa ridícula, e eu corrijo, não, não é. É uma coisa sábia porque com pouco dinheiro conseguiu fazer propaganda durante 16 meses, poupando tenças que custariam muito mais a resmas de jornalistas e comentadores.

Depois de doze anos, a obra da nova ala pediátrica do Hospital de S. João, que começou por uma iniciativa filantrópica privada promovida por Pedro Arroja para construir o «Joãozinho», iniciativa boicotada pela direcção do hospital e pelo governo, foi agora anunciada a conclusão da ala no final deste ano.

«Queda monumental»

É mais um feito do governo socialista, Portugal é o país da UE com maior queda do PIB no 1.º trimestre (3,3%) em relação ao trimestre anterior, mais do que os outros países dependentes do turismo, contrastando igualmente com os países do G20 que recuperaram no 1.º trimestre o nível pré-pandemia. Também o 2.º trimestre não começa bem, visto que o indicador diário de atividade económica voltou a abrandar no início de Junho.

A boa notícia que em Abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, as exportações de bens aumentaram 82,4% e as importações 60,4%, não pode fazer esquecer que esse mês do ano passado teve um impacto muito forte da pandemia no comércio internacional e que, apesar do maior crescimento das exportações, o défice da balança comercial aumentou em relação a Abril do ano passado.

Num deserto de iniciativa, um dilúvio de grana

Num Portugal dos Pequeninos em que a pouca iniciativa existente se dedica à mineração do guito europeu, antecipe-se o resultado dos 14 mil milhões a fundo perdido da bazuca, a que se somarão 9 mil milhões das sobras dos fundos do Portugal 2020, 24 mil milhões do novo Portugal 2030 e 2 mil milhões do REACT-EU para os sectores mais afectados pela pandemia. São duas bazucas e meia, mais verbas avulsas do Invest EU, do Horizonte Europa, do Europa Criativa, do Europa Digital, etc.

O Estado sucial como máquina de extorsão

O zelo de esfolar os sujeitos passivos é tão grande que o próprio fisco lhes reconheceu totalmente razão em quase 60% das reclamações.

O Moloch socialista

Em 2020 a despesa pública cresceu 7,8% atingindo 98,1 mil milhões de euros ou 48,4% do PIB, a maior percentagem em 20 anos. A versão oficial é que foi por causa da Covid, mas a verdade que do aumento de 7,1 mil milhões só 2/3 ou 4,7 mil milhões correspondem a aumentos de subsídios e transferências relacionadas com a pandemia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me bem, defender os postos de trabalho despedindo os trabalhadores. Se os despedirem todos, os postos dos ditos, ficarão mais robustos do que nunca.
Ou isso ou mandar a conta ao sr António Pedro Vasconcelos, que passou a vida a produzir lixo com o dinheiro dos contribuintes forçados e quer ter uma companhia aérea paga com a carteira dos outros.
Presumo que se estas medidas fossem tomadas no tempo do Passos, seriam uma calamidade e o regresso do fassismo.