Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/06/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (90) - Em tempo de vírus (LXVII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

«Já posso ir ao banco?»

A pergunta retórica do Dr. Costa a Frau von der Leyen é provavelmente a melhor síntese dos resultados da governação socialista e diz quase tanto sobre o estatuto de pedinte em que essa governação colocou o Portugal dos Pequeninos - a partir de agora talvez melhor apelidado de Portugal dos Pedintes - como diz sobre o estatuto de benfeitor em que, graças aos «frugais», a UE se colocou.

A delação à Rússia como um paradigma da governação socialista

Os episódios da delação continuada pela câmara de Lisboa a várias embaixadas, nomeadamente à da Rússia de Putin, dos dados pessoais dos organizadores de manifestações, são um caso paradigmático da governação do PS com todos os ingredientes habituais: mentira, omissão de factos, manobras evasivas, manipulação dos mídia, irresponsabilidade e, em desespero, sacrifício de bodes expiatórios. Uma das últimas mentiras - a desculpa do Dr. Medina que a informação comunicada às embaixadas era uma prática do passado - caiu com estrondo pela mão de António Galamba, um militante socialista e antigo governador civil de Lisboa.

L’État c’est nous

Como conseguiu o PS colocar 118 apparatchiks nos 145 concursos da CReSAP, uma entidade criada pelo governo de Passos Coelho para avaliar os candidatos a nomeações para cargos públicos? Por exemplo, colocando em regime de substituição esses apparatchiks em 83% dos casos e desses 69% durante mais de um ano.

O regime jurídico do arrendamento forçado de prédios rústicos com uma renda anual fixada pelo Estado que entra em vigor em 1 de Julho, tem tanto de despótico e arbitrário como de inútil. Terá o governo alguma ideia de qual o interesse de um privado arrendar um terreno abandonado precisamente porque o seu proprietário não tem nada para fazer com esse terreno?

O cerco à AML é inconstitucional?

O bastonário da Ordem dos Advogados considerou «claramente inconstitucionais as medidas anunciadas pelo Governo, no que toca à proibição de circulação de cidadãos sem estar em vigor o estado de emergência». O bastonário esqueceu que Constituição postula que a Portugal está «a caminho para uma sociedade socialista» e quem melhor que o Partido Socialista para saber o caminho?

Boa Nova

O ministro do Ambiente, um dos maiores anunciadores da Boa Nova, ex-aequo com o ministro da Economia, anunciou a aprovação pela CE do projeto de hidrogénio verde em Sines. Espera-se uma coisa só comparável aos projectos rodoviários do Eng. Sócrates.

O choque da realidade com a Boa Nova

Dois meses e meio depois de anunciados em Abril pelo ministério da Cultura os eventos teste-piloto, a DGS ainda anda à procura da rolha para relacionar a identidade dos espectadores com o resultado dos testes (ler aqui um relato detalhado).

Desenvolver a Economia do Mar é um dos desígnios deste governo e para isso criou um ministério do Mar. Como se vai cumprir esse desígnio? Com um Fundo Azul com um orçamento anual de 13 milhões só executado em 25% (3 milhões por ano) e agora com mais 0,84% da bazuca ou 140 milhões de euros. Só o génio socialista conseguiria cumprir um desígnio tão grandioso com menos de um vigésimo dos 3 ou 4 mil milhões que irá custar a nacionalização da TAP.

A mineração do guito europeu como expediente de sobrevivência

Segundo as contas do Mecanismo Europeu de Estabilidade, os empréstimos da troika permitiram poupar entre 2011 e 2019 5,3% do PIB, em relação às condições correntes nos mercados de capitais, o que representou um quarto do crescimento total nesse período.

A CE estima que o Plano de Recuperação e Resiliência - a bazuca do Dr. Costa - poderá criar 50 mil postos de trabalho e induzir um crescimento marginal do PIB entre 0,9% e 1,1%, este ano e entre 1,4% e 1,9% em 2021. Chegados aqui, podeis perguntar-vos porquê os 3,8 mil milhões de euros investidos no interior criaram 24 mil postos de trabalho e os 16 mil milhões da bazuca de só criam 50 mil. Não seria melhor entregar a coisa à secretária de Estado da Valorização do Interior?

Quereis uma demonstração final e definitiva do sucesso da mineração? O ano passado o PIB caiu 5,4%, no entanto o nível de riqueza em Portugal cresceu 2% o ano passado, segundo a estimativa do BCG.

«Em defesa do SNS, sempre»

«Práticas do SNS para a oftalmologia permanecem num modelo do século XIX», considerou um especialista da OMS. É o que se poderia chamar falta de visão.

Foram identificadas no Hospital de Santa Maria., há um ano mas só se soube agora, mais de 50 normas da DGS não cumpridas em áreas tão diferentes como serviço de urgências, internamentos de adultos com Covid, cuidados intensivos ou bloco operatório.

Segundo o Conselho Sul da Ordem dos Médicos, os centros de saúde não estão a conseguir retomar os rastreios de alguns cancros.

Um dia na vida de um utente do Estado sucial

No dia 15 foi anunciado que a partir de dia 17 estaria disponível o certificado digital comprovativo da vacinação contra a Covid19. No dia 16 os jornais confirmaram que no dia 17 já se poderia baixar o certificado. No dia 17, um utente não conseguiu fazê-lo no portal SNS24, telefonou para o SNS24 e disseram-lhe que estava atrasado. Dia 18 os jornais informam que já foram resolvidos os problemas; o utente tenta baixar o certificado e não acontece nada; telefona para o SNS24 e dizem-lhe que há um problema e só para a semana. (relato que me chegou por um amigo)

O estado do Estado sucial administrado pelos socialistas

Não é só o Museu Nacional de Arte Antiga que fecha salas por falta de vigilantes e o Museu dos Coches que definha por falta de manutenção, o presidente da Associação Portuguesa de Museologia denunciou «gravíssimos problemas» nos museus nacionais de todo o país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu nunca vi a cor da electricidade nem a cor do hidrogénio.
Do que aprendi nas escolas, liceus e faculdades do fássismo à electricidade não se pode aplicar o conceito de cor. Quanto ao hidrogénio, é incolor.

>>> Até havia a anedota do peido do Diabo. Este apareceu a um tipo e disse-lhe que o ia levar para o Inferno porque ele podia fazer tudo. O tipo duvidou e disse-lhe: dá um peido. O Diabo cumpriu. O tipo disse-lhe; agora pinta-o de verde.

Será que me podereis ajudar?

No total o post aponta para a mentira desorganizada da esquerdalhada (Ordem dos Médicos incluída).

Abraço

Bilder disse...

A Nação-o País mais o Povo-caminha para onde ele próprio quiser.Para a Esquerda,para o Centro,para a Direita,talvez.Haverá Socialismo se o Zé Nabo quiser,multiplicado por milhões de Zés Nabo.O rumo da Pátria está no leme do patrão Lopes do Povo(assim é a Democracia)e não nos desmandos apatetados do senhor Vasco Gonçalves da Mais Triste Memória.Se os Partidos desejam que o Povo os respeite terão que começar por respeitar o Povo.Portugal é grande demais para aceitar políticos louvaminheiros ou polítiqueiros louvaminhas,bajulices graxantes,utopias fáceis que se acabam,sempre,por pagar bem caras.
Temos a prova provada.

Manuel de Portugal,27 Fevereiro 1976 no jornal "Tempo".