Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/06/2021

O exemplo do Anthochaera phrygia sugere que a proibição do piropo pelo politicamente correcto pode levar à extinção dos seus praticantes

Cantas mas não me encantas

O Regent honeyeater (Anthochaera phrygia) é um passeriforme do sudeste da Austrália ameaçado de extinção. Só restam 400 indivíduos numa área de equivalente a 3 Portugais dos Pequeninos, o que torna difícil os acasalamentos, dificuldade agravada pelo facto dos acasalamentos dependerem do macho seduzir a fêmea pelo canto e há cada vez menos machos a saberem cantar por falta de oportunidade dos machos jovens aprenderem com os mais velhos. 

Ross Crates e Robert Heinsohn, da Australian National University, que têm estudado esta passarada (Loss of vocal culture and fitness costs in a critically endangered songbird), concluíram que os machos jovens não sabem cantar ou adoptam cantos de outras espécies e assim não se tornam atractivos para as fêmeas que perdem o interesse de acasalar, agravando ainda mais os riscos de extinção.

Ora o piropo desempenha, ou desempenhava, no homo sapiens uma função semelhante à do canto do Anthochaera phrygia no acasalamento entre humanos (*). Não se admirem por isso que com a adopção pelos berloquistas dos códigos de linguagem inclusiva do politicamente correcto e em particular do cancelamento do piropo, esses indivíduos percam a capacidade de se reproduzir, o que pelo mecanismo da selecção natural pode levar à extinção dessa subespécie, o que num certo sentido até é positivo na condição do resto da humanidade não aderir a esses códigos.

(*) Entre os muitos exemplos, um dos meus piropos preferidos foi-me contado há muitos anos por uma amiga, por sinal muito bonita, que vestida de verde-alface ouviu de um magala com quem se cruzou «gostava muito de ser um coelhinho para petiscar essa alface». Naturalmente que isto hoje não seria possível ou, se fosse, determinaria a condenação por um tribunal militar do magala por violação da directiva de linguagem inclusiva.

2 comentários:

Afonso de Portugal disse...

O mais chocante é que a Direita nunca fez nada para impedir a imposição destas "modernices" por parte da extrema-esquerda... e, como diz o povo, "quem cala, consente".

mnvs disse...

Es como um helicóptero…gira e “boa”!
🤣