Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/06/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (88) - Em tempo de vírus (LXV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O PS oferece aos portugueses o pior dos dois mundos: pobreza e falta de liberdade

Nos últimos 26 anos, dos quais 19 sob governos socialistas, Portugal está a ser ultrapassado, ano após ano, pelos países da Europa de Leste que viveram 40 anos sob a bota soviética e estão a crescer mais depressa. Além de nos oferecer a pobreza relativa, o PS está a oferecer-nos a falta de liberdade, certificada recentemente pelo Democracy Report 2021 do V-Dem Institute que despromoveu a democracia portuguesa de “democracia liberal” para “democracia eleitoral limitada”.

Os contribuintes não pagarão nada e o nada já vai em 6 mil milhões (por agora)

Quando da venda dos restos do BES ao fundo Lone Star, o Dr. Costa garantiu que isso seria sem custos para os contribuintes, como os auto-estradas do Dr. Guterres, lembram-se? Agora, nas páginas autorizadas do semanário de reverência escreve-se que «o Novo Banco já recebeu quase 8 mil milhões de euros do Fundo de Resolução. Cerca de 6 mil milhões deste montante foram emprestados pelos contribuintes».

O estado do Estado sucial administrado pelos socialistas

Enquanto enche a boca e as páginas dos jornais amigos com a sua paixão pela Cóltura, o Dr. Costa e a sua ministra para a dita deixam o Museu Nacional de Arte Antiga fechar salas por falta de vigilantes e o Museu dos Coches definhar por falta de manutenção.

Não é só a Marinha que tem as fragatas inoperacionais, também a Força Aérea manda dizer que só um terço dos helicópteros de salvamento está operacional e dos C-130 apenas dois em cinco.

Take Another Plan. A obra do Dr. Pedro Nuno

Depois de serem conhecidos os prejuízos de 1.418 milhões em 2020, ficaram a conhecer-se os 365 milhões de prejuízos no 1.º trimestre deste ano. Também se ficou a saber que depois de aplicadas políticas socialistas de defesa do emprego dos 14 mil empregados da TAP restarão 8.100, segundo o Dr. Frasquilho, factótum do Dr. Pedro Nuno. Resto que ainda assim será demasiado quando se comparam os 17 milhões de passageiros da TAP antes da pandemia com os 149 milhões da Ryanair com 17 mil empregados.

Estava escrito que depois de tanta asneira para apaziguar os lóbis da igualdade de género tinha de ser escolhida para CEO uma mulher. Não ajuda muito saber que o último posto da escolhida Christine Ourmières-Widener foi CEO do Flybe Group, um operador regional ainda mais pequeno do que a TAP, entretanto falido - reconheça-se uma experiência relevante no caso da TAP.

Se não consegues resolver o problema, rega-o com dinheiro

O número de alunos no ensino básico e secundário depois de ter atingido um máximo de 1,74 milhões há dez anos, foi descendo todos os anos até chegar aos actuais 1,37 milhões, ou seja menos 21%. Enquanto isso, o número de professores passou de 127 mil para 101 mil e o número alunos por professores diminui ligeiramente. Nos países da OCDE (ver Students per teaching staff) o rácio português é inferior ao da Espanha, Áustria, Bélgica e até da Finlândia que tem um sistema de ensino modelar. É neste quadro que, para responder à degradação do ensino público que os últimos rankings das escolas mostram claramente, o governo anuncia investir mais 900 milhões e contratar mais 3.300 professores.

O SIRES, uma obra do Dr. Costa, vai receber mais 32 milhões de euros.

O zeppelin do Dr. Galamba em risco de se despenhar

A EDP confirmou o seu desinteresse pelo projecto do hidrogénio de Sines. Num projecto onde foi prometido derramar dinheiro dos contribuintes, a ausência da EDP tem muito mais significado do que a sua presença.

Boa Nova

A secretária de Estado do Turismo profetizou «vamos conseguir ter muitas «Web Summits com milhares de pessoas». Considerando o minguado impacto dos eventos é essencialmente uma feira de vaidades para a nomenclatura do regime.

Porém a mais aguardada Boa Nova ficou reservada ao Dr. Costa que na apresentação da sua candidatura a SG do PS suplantou os anunciados programas de habitação acessível dos seus putativos sucessores, o discípulo Dr. Medina e o challenger Dr. Pedro Nuno. e anunciou habitação condigna para todas as famílias até 2024.

Outra Boa Nova é o Estado sucial vir a ser accionista de quatro bancos: Novo Banco, Bison Bank, Haitong Bank (sucessor do BES Investimento) e, last but not least, do Banco Montepio por via da contrapartida dos activos por impostos diferidos. Boa Nova? com a obra feita que têm os governos socialistas, duvidarão os cépticos. Boa Nova para os bancos estrangeiros que ainda por cá operam, como o Santander e o BPI.

Choque da realidade com a Boa Nova

Nem toda a gente (até a PSP) viu a bolha da Dr.ª Vieira da Silva como um desastre, de todos os pontos de vista, incluindo a discriminação dos adeptos portugueses em relação ao ingleses que foram poupados às porradas no Porto que os primeiros levaram em Lisboa. Não me lembro de mais ninguém, mas pelo menos o secretário de Estado do Desporto achou que foi um «sucesso desportivo» e, devemos acrescentar, um sucesso no campo turístico ao ter contribuído para colocar Portugal fora da lista “verde” do Reino Unido.

Depois de uma entrada de leão às quatro da manhã na Zmar de requisição em punho, o Dr. Cabrita teve uma saída de sendeiro, retirou a requisição civil e aceitou pagar uma diária de turista de 123 euros por cada imigrante.

«Queda monumental»

Segundo as estimativas da OCDE, Portugal será um dos países membros que precisarão de mais até recuperar o PINB pré-pandemia.
Álvaro Santos Pereira

Sem comentários: