Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/06/2021

SERVIÇO PÚBLICO: "A propensão demagógica para criar direitos e favorecer grupos"

«São nefastas as leis e as políticas destinadas a promover direitos de grupos especiais, a conceder privilégios que causem nova injustiça. Os direitos gerais devem ser promovidos de modo igual para todos. Os direitos são dos cidadãos, dos seres humanos, não de minorias ou de grupos, de velhos, de mulheres, de crianças, de doentes, de LGBTQ, de imigrantes, de negros, de ciganos, de transmontanos ou de ilhéus.

A promoção do imigrante, da mulher, do negro, do judeu, do trabalhador, do desempregado, do analfabeto, do recluso e do doente não deve fomentar a criação de novos grupos, mas sim aquilo a que se chama actualmente a inclusão. A inclusão deve aumentar a integração e não a construção de sociedades fragmentadas, em tabuleiros de xadrez ou em guetos.

É racista a lei que crie sistemas e dispositivos especiais para certos grupos com características ditas raciais particulares. É racista a política que crie e defenda privilégios, garantias e direitos especiais para qualquer grupo nacional. São sectárias e desiguais as leis e as políticas destinados a proteger direitos gerais a grupos especiais.

A última fantasia da União Europeia é a da aprovação de uma moção de apoio às pessoas ditas LBGTIQ+ e de condenação da legislação repressiva húngara. Muitos países assinaram. Portugal não assinou, mas disse que estava de acordo. Parece Bill Clinton, que fumou mas não engoliu. A verdade é que este texto, carregado de boas intenções, é mais um passo no mau caminho: o que gradualmente constrói uma nova ortodoxia, um mundo feito de fragmentos, de federações e de comunidades rivais.

A propensão demagógica para criar direitos e favorecer grupos tem levado a criar um Estado repleto de novos confrontos. Não se passa um dia sem que surjam novos direitos para novos beneficiários, aumentando ou insistindo na separação, em vez de integração. Direitos dos trabalhadores, das crianças, dos velhos, dos imigrantes, dos negros, dos ciganos, dos rurais, dos urbanos, dos residentes no interior, dos analfabetos, dos LBGTIQ, dos desempregados, dos estudantes e dos doentes são direitos sectários, desiguais, racistas e discriminatórios. Todos esses direitos e garantias podem simplesmente ser os direitos de todos, dos residentes, dos cidadãos ou simplesmente dos humanos. Caso contrário, transformam-se em privilégios. Que aliás são, entre nós, favorecidos pela Constituição, que consagra mais direitos parcelares e de grupos especiais do que se pode imaginar.»

Excerto de Livres e iguais, António Barreto

3 comentários:

Anónimo disse...

O A.Barreto diz muita asneira. Por vezes, intragável. Porém, aqui, na especialidade dele, sabe do que fala. E, como é desalinhado, acaba por furar o cerco da censura do regime corrupto.

Anónimo disse...

Barretos anda ele a enfiar ao pessoal há 47 anos. Barretos,vitais moreiras e muitos outros xuxas da treta como eles que até escrevem que não se importam de ser cobaias para vacinas. desalinhados...como diz o artista do cometario anterior ah ah ah ah ! Andarilhos da xuxaria zog e nada mais. Com as dezenas e quem sabe até centenas de variantes do covid a aparecer nos proximos tempos ou outra/outras merdas virus semelhantes a inventar brevemente tambem em constante mutação quando o nome covid já não render,gripe das aves,vacas loucas etc...os barretos,vitais etc...como cobaias voluntarias(os animalescos do pan agradecem por pouparem o sofrimento aos ratinhos e porquinhos da india,borregas Dolly etc...)terão muita vacinazinha feita á pressão para mamar e serem felizes,herois mundiais candidatos aos futuros premios EL XUXA ZOG CAVIA PORCELLUS award, ZOG PHARMA PUPPETS AWARD , NOBEL, etc...e quem vai entregar os premios é o artista deste blog um zogalheiro inveterado(ele não sabe isso coitado) da xuxaria mano gemeo do perspectivas o zogalheiro beato Lando braga. Enfim,a treta do costume!
Criticam a Ideologia panascal mas veneram quem a criou,a alimenta a defende e explora e odeiam os muslims que são os unicos actualmente a lutar verdadeiramente contra a panascada. Atão afinal como é que ficamos...carne,peixe ou...molusco? Ai ai...um gajo inté se passa...
Pra terminar acrescento que foi o super merdas do Totalitarismo Universalista(outro zog@lheiro xuxa que tambem nao sabe que o é ou o que é) um pobre calhau labregão ridiculo que detesta o autor deste blog que considera um cromo que me "mandou" vir aqui xatealo.
Impertinencias/perspectivas/portas da loja e zogalheiros afins não levem a mal...mas logica é fundamental!
Ps: o unico zogalheiro xuxa que aguento é o arroja,muito do que escreve no seu blog é valido e até tem sentido de humor portanto é de desculpar a contradição ocasional.
Um abraço ao arroja!
Ass: Basilio xuxa das hortas de sintra.

Unknown disse...

Valha-nos a Santa, e Eterna, Rodina que, ironias da História, se converteu em baluarte dos valores ocidentais...
Verdade seja dita que os países do Leste , e não só a Hungria, têm mantido a compostura e o bom senso nestes assuntos de pan......em( em estrangeiro parece que se diz "gay", vá lá saber-se porquê...)