Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/11/2020

O poder da mente ou a espécie humana não suporta muita realidade

O email Checks and Balance de sexta-feira de John Prideaux, o editor americano da Economist, citava vários indicadores interessantes sobre a opinião pública nos EUA. Por exemplo, metade dos americanos declaram que nunca tomará vacina Covid 19, 86% dos republicanos acreditam que a vitória de Biden não foi legítima, um quinto dos democratas e dos republicados pensam que é legítimo usar a violência no caso de vitória do adversário. E citava também o caso das assistências às tomadas de posse de Obama em 2009 e de Trump em 2017 que na época me passou ao lado e por isso em resolvi aprofundar.

Vou descrever sumariamente esse último caso, não porque me interessem em especial os eventos e ainda menos os seus protagonistas em causa, mas porque me interessa sobretudo perceber como funciona a mente humana nos fenómenos políticos.

Fonte

Nas fotos acima comparam-se as audiências nas tomadas de posse de Obama (na esquerda) e de Trump (na direita). Estima-se que essas audiências tenham sido de 1,8 milhões e 800 mil, respectivamente, o que, sem surpresa, não impediu Donald Trump de reclamar que a sua inauguration tinha sido a maior da história.

Surpreendente foram os resultados do estudo de opinião de Brian Schaffner da Tufts e de Samantha Luks do YouGov incidindo sobre 1.388 eleitores. A metade desses eleitores foram-lhes apresentadas as duas fotos perguntando-lhes a qual delas se referia a cada uma das tomadas de posse. Deram respostas erradas 8% dos eleitores de Hillary Clinton, 21% dos eleitores que não votaram e 41% dos eleitores de Donald Trump. 

Ainda mais surpreendente foram as respostas da outra metade da amostra, a quem foram apresentadas e identificadas as fotos, à pergunta de qual das duas tinha mais pessoas. Deram respostas erradas 2% dos eleitores de Hillary Clinton, 3% dos eleitores que não votaram e 15% dos eleitores de Donald Trump, ou seja 1 em cada 7 eleitores de Trump "viu" mais pessoas na foto da posse de Trump.

Aditamento:

Apesar de, como escrevi, não estar de todo interessado no tema em si, mas antes na percepção dos factos enviesada pela ideologia, sempre acrescento que no próprio post do blogue ZeroHedge, citado no comentário de Tiago Rodrigues para contraditar as três fontes que citei, se escreveu a certa altura:

«Was Obama’s audience bigger? Probably, but it’s hard to tell from the photos. I think I can see a hint of white space still showing among Trump’s crowd in the far distance of the third photo … if I put a jeweler’s loop in one eye. I would imagine Obama’s inauguration was better attended because many people waited all their lives to see a Black president, and it took place on a beautiful sunny day. In fact, I would hope it was bigger because it was a major historical milestone. I find it impressive, therefore, that the crowd that gathered to watch the 44th White man to get inaugurated was almost as large as the nation’s first Black presidential inauguration in a city with a large Black population

Também pode ler-se que foram editadas as fotos oficiais da posse de Trump: no Guardian, na Reuters, no FactCheck.org e também pode ver-se este vídeo comparativo da Vox.

Podem igualmente ser lidas milhares de notícias, quase todas concluindo pela manipulação das fotos oficiais e pela menor audiência da posse de Trump.

Por fim, pode ler-se o fact check da Fox New, um jornal que sempre apoiou Trump, que concluiu «Trump overstates crowd size at inaugural».

Para colocar um ponto final neste tema, esclareço que não pretendo convencer ninguém porque não discuto matéria de fé. Pretende apenas confirmar para mim próprio que continuo agnóstico.

9 comentários:

Anónimo disse...

já vos disse. Vós na política internacional sois uns saloios, uns bimbos.
Ainda estão para aprender:
1. modificação de imagens, em si, por pixel se necessário
2. atribuir a uma data, ou a um acontecimento, as imagens.
3. fiar-se em inquéritos.

Cumprimenta

Anónimo disse...

Essa montagem desonesta foi desmacarada pelos conservadores logo na altura. A foto do Obama foi tirada à hora de maior afluência. A foto do Trump não foi. Está aqui a prova:

https://impertinencias.blogspot.com/2020/11/o-poder-da-mente-ou-especie-humana-nao.html

Publicar as notícias divulgadas pelos grande jornais sem fazer a sua própria investigação para verificar e essas notícias são mesma verdadeiras é uma péssima ideia. É o caminho mais certo para se ser manipulado.

Tiago Rodrigues

Anónimo disse...

Perdão, o link que pretendia ter incluído acima era este:

https://www.zerohedge.com/news/2017-01-27/more-fake-news-media-contrived-photos-diminish-trump%E2%80%99s-inauguration-crowd

Ou seja, essa montagem fotográfica é fake news.
Como é que era mesmo? "A espécie humana não suporta muita realidade"?

Tiago Rodrigues

Anónimo disse...

E isto, Pertinten, também será real?

https://www.dailywire.com/news/leftists-violently-attack-trump-supporters-in-nations-capital-following-maga-march

Vergonha era o que você precisava!

Bilder disse...

De acordo caro Tiago,no entanto não devemos continuar a perder tempo com questões de lana caprina(por muito pertinentes que pareçam a alguns) e ir ao foco principal e urgente,veja meu blog(clique no meu nome) Nova Desordem Mundial.

Bilder disse...

check http://novadesordemmundial.blogspot.com/2017/09/a-revolucao-planeada.html

Carlos Conde disse...

Pertinente quanto a presidentes americanos é o agnóstico mais crençudo que conheço.
As fontes onde bebe estão inquinadas.
Mas se isto lhe dá prazer continue.

Anónimo disse...

O mais cego é o que quer ver.

Abraço

Anónimo disse...

Vamos lá ver se nos entendemos.

Q1: O impertinente tem alguma coisa a favor dos democratas?

Q2: Porque esta perseguição aos republicanos?

Entendo a sua perseguição ao Marcelo, que mesmo sendo de direita é mais socialista que o Costa. realmente entendo.

O seu fait diver com o Trump não entendo

Mas pode consultar mais fotos abaixo, a foto não bate com as suas, mas....

https://www.politico.com/story/2017/01/trump-inauguration-photo-press-234113