Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/11/2020

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (45) - A audição da comunidade científica e os impactos da pandemia

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva.

A Frontiers, um editor de publicações científicas, promoveu em Maio e Junho um inquérito a 25 mil investigadores questionando-os se os políticos do seu país se aconselharam com a comunidade científica para desenhar as suas estratégias de resposta à pandemia. Os resultados desse inquérito estão representados no gráfico seguinte onde os países estão ordenados por ordem decrescente de audição dos cientistas.

Fontes: Economist  e worldometer

Não deveria ser surpreendente que os dois últimos países Brasil e Estados Unidos são precisamente aqueles em que os respectivos presidentes desvalorizaram o conselho científico e ignoraram os riscos da pandemia para a saúde pública, tratando a pandemia como um problema puramente político.

Ao gráfico acrescentei à direita duas colunas com a ordenação crescente dos 24 países em causa pelos números totais de mortos e de testes positivos por milhão de habitantes. Também não é surpreendente que na maioria dos países com menos mortes e menos infectados a comunidade científica considera que o governo a escutou.

Evidentemente que correlação não é causalidade e, quer a mortalidade, quer a transmissão da pandemia, dependem de inúmeros factores. Com esta reserva, é interessante constatar que os valores das correlações lineares entre as posições no ranking da aceitação do aconselhamento científico e as da mortalidade e das infecções são 0,60 e 0,61, mostrando uma correlação positiva muito significativa.

Sem comentários: