Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/11/2020

ACREDITE SE QUISER: A comissão de sábios do governo britânico que parece um blogue (fraquito)

O Scientific Advisory Group for Emergencies (SAGE) tem sido o órgão que aconselha o governo britânico na definição da estratégia de resposta à pandemia. Pois bem, acredite-se ou não, hoje a imprensa britânica está cheia de manchetes a denunciar que os membros do SAGE admitiram ter sido o modelo preliminar baseado em números não verificados da Wikipedia. 

Segundo o professor da Universidade de Liverpool Calum Semple, membro do NERVTAG, outro subcomité da SAGE, «muitos de nós leram a literatura para SARS e MERS, mas não havia nenhum especialista em particular que apenas focasse toda a sua vida em coronavírus humanos.» 

Foi desse modelo preliminar que resultaram as previsões em Março de 500 mil mortos (hoje o número acumulado era de 54 mil) bem como a sobrelotação do serviço público de saúde (NHS) que nunca aconteceu. (fonte)

Sem comentários: