Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/11/2020

O efeito das estações na pandemia ou talvez a criatura dessa vez não estivesse totalmente errada

Eu sei, eu sei. É difícil descortinar alguma ideia com princípio, meio e fim numa verborreia pantagruélica, agressiva e insultuosa de tweets (talvez seja mais adequado chamar-lhes twits) e declarações teatrais. Ainda assim, uma pessoa com alguns neurónios a funcionar tem obrigação de não se deixar arrastar por discussões idiotas entre o clube dos seus devotos e o clube dos seus inimigos.

Isto para lembrar que em Março, no princípio da pandemia, comentei a aparente bullshit de Donald Trump ao afirmar com o seu ar enfatuado Coronavirus «dies with the hotter weather» e publiquei a imagem seguinte para ilustrar especulativamente a eventual correlação entre as estações e a progressão da pandemia.

Covid-19 Cumulative confirmed cases (Center for Systems Science and Engineering at Johns Hopkins University no dia 23-03-2020

Por coincidência a Economist publicou ontem o gráfico seguinte que parece confirmar a especulação.


Como então referi, não é caso para eleger Trump como uma autoridade científica. Ele que fala muito e contraditoriamente a propósito de tudo, sem uma linha de pensamento coerente, nem preocupações de verdade e rigor é sempre possível, uma vez ou outra, dizer algo com que uma pessoa racional fora daqueles dois clubes possa concordar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até para lhe reconhecer razão, se destila insultos em catadupa.
A lavagem cerebral funcionou e foi grande, ahaha!

Afonso de Portugal disse...

«Como então referi, não é caso para eleger Trump como uma autoridade científica. Ele que fala muito e contraditoriamente a propósito de tudo, sem uma linha de pensamento coerente, nem preocupações de verdade e rigor é sempre possível, uma vez ou outra, dizer algo com que uma pessoa racional fora daqueles dois clubes possa concordar.»

Para já isso não é verdade. O Presidente Trump tinha mesmo uma linha de pensamento coerente e por isso votarem nele 70 milhões de eleitores norte-americanos. A insistência em dizer constantemente o contrário apenas reafirma a parcialidade e a cegueira ideológica do Sr. (im)Pertintente.

Mas pior do que isso, o Sr. (im)Pertintente nunca deu o mesmo tratamento às sumidades como a Graça Freitas ou a Graça Temido, para não mencionar aquele pau-mandado da China que está frente da OMS. Resta saber porquê, mas isso só mesmo o Sr. (im)Pertintente é que saberá.

Afonso de Portugal disse...

*Marta Temido, evidentemente.