Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/11/2020

Escolher entre quem faz parte do problema e quem não faz parte da solução

Foi isso que esteve em causa na eleição presidencial americana. De um lado, um Donald Trump, epifenómeno criado por uma sociedade muito dividida, a quem foi oferecido um argumentário com inimigos internos e externos, que com a sua demagogia e retórica doentiamente narcisística mobilizou muitos dos que se sentem ameaçados no emprego, no modo de vida, na moral ou nos costumes numa America that is no longer great. Do outro, um político incaracterístico sem visão, escolhido por ser o menor múltiplo comum de diversas correntes, partilhando pouco mais do que um inimigo.

Apesar de derrotado, Trump pode não ter morrido politicamente e, com ele ou sem ele, o trumpismo continuará vivo e de boa saúde porque o caldo social, económico e político que o gerou permanece e não vai ser uma administração Biden que o alterará. Será preciso correr muita água debaixo da ponte Theodore Roosevelt.

2 comentários:

Anónimo disse...

A divisao politica hoje é entre globalistas ( Obama, Clint, Bush, etc ) e soberanistas como Trump e, cá por fora, bolsonaro, Salvini e outros em Italia, em França Chevnement, Zemmour, Le Pen, Dupont Aignan etc, Orban, grupo d Visegrad e outros. Na EU manda a Merkel soberanista e os Macrons que por aí andam obedecem não só porque as regras aprovadas à socapa em Bruxelas assim obrigam mas também porque a distribuição de fundos contam muito.
E mais não digo porque por cá estes meus comentários são em geral censurados.
Não tenho conta google nem URL e só por isso assino e anónima

Afonso de Portugal disse...

O seu comentário tem bastante mérito, caro (im)Pertinente, mas julgo que está enganado no final: os motivos que levaram ao "trumpismo" estão a acelerar, não podem ser alterados pela via política. Eles não se prendem apenas com o emprego e os costumes, prende-se sobretudo com a transformação demográfica, social e cultural do Ocidente.

Eu por mim falo: nunca mais votarei em partidos ou políticos "moderados". Nunca mais! Já não o faço desde 1996 e não o farei no futuro. Os "moderados" metem-me nojo! Soares, Guterres, Sócrates, Costa, Cavaco, Passos Coelho, Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes... não há um único que se aproveite! É que nem um!!! Todos demagogos, todos hipócritas, todos desligados da realidade e por vezes até criminosos!