Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/09/2019

De Rosa a Greta, a longa marcha de um século de infantilização da esquerdalhada

De Rosa Luxemburgo (1871-1919) a Greta Thunberg (2003), cem anos de infantilização
Rosa Luxemburgo, filósofa, economista e revolucionária polaco-alemã, pertencente à tendência do SPD de que resultou o Partido Comunista Alemão, fundadora da Spartakusbund (Liga Espartaquista) e do jornal Die Rote Fahne, assassinada há cem anos após o falhanço da insurreição espartaquista, durante décadas admirada pela esquerdalhada e hoje praticamente esquecida.

Greta Thunberg, uma adolescente sueca com o síndrome de Asperger, por ela considerado um superpoder, tornada conhecida por se ter manifestado à porta do parlamento sueco, viajou até Nova Iorque num iate de celebridades (para poupar nas emissões...), inspiradora de greves escolares para defender o ambiente, cultivada por uma legião de celebridades e políticos sem ideias e sem espinha que se deixam insultar por uma grafonola que falta às aulas para lhes debitar sound bites.

Há um pouco mais de cem anos,Vladimir Ilyich Ulyan, mais conhecido por Lenine, publicou o opúsculo célebre «Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo». Hoje Lenine poderia escrever um outro opúsculo: «Infantilismo da esquerdalhada, doença senil do comunismo».

3 comentários:

Ricardo disse...

Mas ainda não vi o sr Jerónimo(para não mencionar agora os outros comunistas ortodoxos que ainda resistem por esse mundo fora) a "denunciar" o infantilismo eco-fascista actual(assim como ainda não vi o dito cujo a desmentir a tese que o marxismo cultural é um braço do polvo socialista-comunista internacional).

Anónimo disse...

Vou deixar o que comentei no observador e que ficou para censurar:
Jakob Johann von Uexküll foi o nobre e rico alemão/sueco e judeu a quem os sovietes limparam a fortuna.
Right Livelihood Award Foundation é a entidade que atribui os prémios (também conhecidos por nobel alternativo).
Compreende-se que Alfred Nobel quisesse limpar a sua imagem de inventor de destruição (dinamite, v.g.). Não se compreende a motivação deste judeu.
Como os nobel verdadeiros (originais) têm vindo a perder honorabilidade pela política, este 'alternativo' também vai a caminho do esgoto.

Abraço

Anónimo disse...

Isto tem andado tão mal que até o comunista xico buarque fez, há anos — quando 'estava a dar' — uma cantilena sobra a desgraçada rosa.

Mais um abraço