Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/09/2019

CASE STUDY: Um imenso Portugal (54) - Os pêtistas são como os Bourbons, não aprendem nada, nem esquecem nada

[Outros imensos Portugais]

Numa entrevista exclusiva ao semanário de reverência, Dilma Rousseff, a ex-"presidenta" (como fazia questão de ser chamada) sucessora de Lula, atribui a condenação de Lula e de outros dirigentes, a derrota do PT e a subsequente vitória de Bolsonaro, que resultaram da rejeição popular da corrupção extrema do seu partido, a uma rebuscada teoria da conspiração neoliberal.

Alguns excertos:

«Luto e resisto à agenda neoliberal, uma das razões essenciais do golpe, e à perseguição movida contra o maior líder popular do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na verdade, o desemprego é parte da política deste governo, que se apoia no sacrifício dos trabalhadores para concentrar renda, sustentar o arrocho fiscal e impor a agenda neoliberal.

O golpe de 2016 e a ascensão ao poder de um grupo de extrema-direita-neofascista no tratamento das questões sociais e perversamente neoliberal na condução da economia – levaram o Brasil a uma das maiores crises de sua história.
»

O jornalista Caio Marinho, que conduz a entrevista visivelmente encomendada, bem podia ter ajudado a ex-presidenta a evitar o ridículo, explicando-lhe que o seu discurso panfletário e conspiratório actualmente já não passa muito bem na Europa fora do círculo dos crentes. E os crentes não ligam o presidente, eleito com a preciosa ajuda do PT, ao neoliberalismo nem ao paleoliberalismo, para eles Bolsonaro é espécie de Hitler tropical. Ponto final.

Sem comentários: