Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/09/2019

De boas intenções está o inferno cheio (52) - Se a a Igreja é de esquerda mais do que ninguém, então a Igreja não está do lado dos pobres, está do lado da nomenclatura da esquerda

«Eu não sei o que é que se possa considerar de esquerda. Tenho uma certa dificuldade em saber o que é a esquerda e a direita. Se consideram que esquerda é estar mais do lado dos pobres, dos marginais, dos excluídos, dos descartados, creio que a Igreja é de esquerda mais do que ninguém.» disse o arcebispo de Braga Jorge Ortiga em entrevista ao Observador.

Curvo-me perante a autoridade eclesiástica que sabe certamente muito mais da doutrina católica do que um pobre agnóstico. E se essa autoridade diz que a Igreja está do «lado dos pobres, dos marginais, dos excluídos, dos descartados», apesar de a História fornecer abundantes argumentos para concluir o contrário, eu pobre agnóstico não vou contrariá-la.

Vou apenas, enquanto agnóstico pobre, corrigir a confusão da autoridade eclesiástica sobre a esquerda «estar mais do lado dos pobres, dos marginais, dos excluídos, dos descartados». Também aqui a História fornece abundantes argumentos para concluir que, mais do que querer acabar com os pobres, a esquerda quer sobretudo acabar com os ricos e, em quase todo o lado e em quase todos os tempos em que o tentou fazer, só acabou com a liberdade, aumentou a pobreza e substituiu os ricos pela sua nomenclatura.

2 comentários:

Miguel Santos disse...

O arcebispo tem razão. A igreja e a esquerda estão associadas em vários aspetos da socidedade.
Quando se fala em pedofilia, lembro-me de padres e de um certo partido da esquerda...

Bilder disse...

check mate https://observador.pt/opiniao/quem-nao-for-socialista-vota-em-quem/