Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/09/2019

Dúvidas (278) - Não será um poucochinho exagerado? (2)

Continuação desta dúvida.

A dúvida anterior foi sobre se «temos os melhores engenheiros nas escolas portuguesas, que estão entre os melhores do mundo, o que faz com que Portugal não fique atrás de nenhum outro país a nível mundial em matéria de tecnologia e inovação», como afirmou uma luminária.

Dessa dúvida, se os engenheiros portugueses estão entre os melhores do mundo, resultaram outras:
  1. como explicar que só foram registadas por portugueses o ano passado 220 patentes que representam 0,13% do número de patentes registadas na UE?
  2. porquê o número de patentes por milhão de residentes em Portugal (22) é uma fracção ínfima (0,06) do mesmo indicador na União Europeia (341)?
A notícia de há dias que «Portugal ganhou mais de 30 mil cientistas e engenheiros num ano... (e) ... conseguiu duplicar a média de crescimento dos 28 Estados membro, com uma taxa de 9,2%» levou às mesmas dúvidas e a acrescentar outras.

30 (trinta) mil cientistas e engenheiros? O que são cientistas? Quantos são os cientistas? O que fazem esses cientistas que Portugal ganhou? Serão os «quadros técnicos superiores do Estado» cientistas? Como explicar que os nossos 362,2 mil cientistas e engenheiros, ou 2,1% do total da UE, só produziram o ano passado 0,13% do número de patentes registadas na UE?

Estas dúvidas levam-me a uma outra dúvida filosófica: porquê as nossas elites não perdem uma oportunidade de dar graxa e lustro despropositado aos portugueses? Sem prejuízo de tratar mais tarde este tema, adianto estar desconfiado que o fazem como sucedâneo de lamberem o seu próprio ego.

1 comentário:

Unknown disse...

Não esquecer que, para uma enorme fatia da fauna que rumina no rectângulo, o Benfica é o melhor do Mundo, o Soares é (era) um Estadista e o anacleto ( esse mesmo , o que senta o rabo naquilo que passa por Conselho de Estado ) uma robusta inteligência.
Está tudo ao mesmo (baixo, baixíssimo) nível - e "against that, potatoes" , como dizem no estrangeiro...