Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/09/2019

ACREDITE SE QUISER: O programa do BE é o que o berloquismo precisar para sobreviver

O programa eleitoral do BE «é essencialmente social-democrata, no sentido em que corrige os excessos com controlo da economia e mecanismos de igualdade», disse Catarina Martins em entrevista ao Observador.

O BE pela sua génese começou por ser um caldeirão ou um albergue espanhol de esquerdismos que dentro da panela dos marxismos incluía o trotskismo, o estalinismo, o maoísmo e a correcção política, esta última uma deriva do marxismo cultural que acabou por ser o substracto doutrinário e ideológico das chamadas causas fracturantes, como a identidade do género e as outras tretas.

Apesar de caldeirão, tinha uma certa autenticidade que foi perdendo à medida em que para crescer para além dos limites naturais das mentes perturbadas e dos revoltados sem causa, na sua maioria oriundos de uma classe média com uma vidinha protegida e garantida, teve de abdicar de várias bandeiras revolucionárias que ficaram reduzidas ao crescimento do Estado e à asfixia da sociedade civil, bandeiras partilhadas com o PS e o PCP, e às ditas causas fracturantes, que na verdade já incomodam pouca gente e são uma espécie de masturbação intelectual pour épater le bourgeois e cola-tudo para as diferentes facções. Já agora, a esta evolução não foi alheia a vontade do tele-evangelista Louçã, eminência parda do berloquismo, ganhar um papel proeminente que o excesso de radicalismo dificultava - e aí está ele pousado no Conselho de Estado e no Conselho Consultivo do Banco de Portugal e inchado pela veneração da legião de idiotas do regime.

Ao declarar-se pela boca da sua líder essencialmente social-democrata - interessa pouco que tal declaração tenha sido ou não sincera -, sem que isso tenha aparentemente dado origem a mais uma cisão, o berloquismo deu agora, com quatro anos de atraso, o mesmo passo que tinha condenado a Tsipras e ao Syriza [ver Quem é realmente Alexis Tsipras? (1), (2) e (3)].

Com isso perdeu o que lhe restava de autenticidade... e de graça.

Sem comentários: