Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/09/2019

SERVIÇO PÚBLICO: As vacas do Senhor Reitor

Rita Carreira no Destreza das Dúvidas, alinha vários argumentos para mostrar o absurdo e falta de fundamento científico da ejaculação ambiental do Senhor Reitor da Universidade de Coimbra ao proibir o consumo de carne nas cantinas da universidade.

Entre esses argumentos destaco o facto de as emissões resultantes da agricultura (das quais só uma parte deriva da criação de gado) representarem apenas uma pequena parte (menos de um quinto) das emissões resultantes do uso dos combustíveis líquidos principalmente pelos veículos. De onde poderia fazer mais sentido obrigar os estudantes de famílias de melhores posses - que na sua maioria até nem comem nas cantinas - a circularem de bicicleta do que impedir os estudantes tesos de comer uns bons bifes nas cantinas.

Bifes que lhes proporcionariam vitamina B12 e outras substâncias que os ajudariam a ficar menos estúpidos, não se embebedando até ao coma alcoólico enquanto largam toneladas de lixo nas ruas de Coimbra e não elegendo dirigentes da Associação Académica que consideram os seus associados «em parte cérebros da sociedade» (posso concordar em parte que são representativos de uma sociedade já de si pouco inteligente, como mostram as suas elites merdosas).

Les vaches qui rient de M Le Recteur
Conclui Rita Carreira, e eu com ela, apesar de me ter formado noutras universidades (a UT de Lisboa e a da Vida, esta ainda frequento):

«Com esta medida, o reitor apenas indicou que não conhece o método científico, não acredita na liberdade de escolha, desconhece os problemas ambientais, e nem tem confiança na capacidade analítica dos investigadores da universidade que lidera. Um óptimo líder português, portanto. 

Declaração de conflito de interesse: formei-me na Universidade de Coimbra, mas, felizmente, o Reitor era outro.»

2 comentários:

Anónimo disse...

O título do post é um mimo.

Este sr. reitor não rege uma paróquia, e rege de modo reles uma coisa que se auto-denomina universidade.
As bacas (ou vacas) se calhar, por lá, nem voam. Estão em casa a cuidar dos estudiosos.

Se bem que à Rita Carreira faltem os principais cursos da Universidade da Vida, lá prantou algo aceitável.

Pelo exemplo de Luís Aguiar Conraria, eu aprendi, há meia vida, como escrever na Net. Com referências válidas. Tal e qual como eu fiz na minha Tese.

Graças a Deus nunca frequentei a universidade de Coimbra. Sempre foi saloia (e para a saloiada). Claro que todas as excepções existem para confirmação.

Abraço

Anónimo disse...

Até tive 'sódades' de uma marca francesa, de queijo um reles: «La vache qui ri».
O desenho da dita vaca era dum cartunista de génio, Chaval.