Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/06/2019

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (19) - Les portugais ne sont pas tous gais

Outros portugueses no topo do mundo.

Carlos Tavares, o actual presidente do grupo PSA (Citroen, Peugeot, Opel), nasceu em Portugal mas não é um português. É um sujeito enérgico, decidido, frontal, exigente e competente. O seu estilo de gestão não tem nada a ver com o songamonga patrício que confunde a gestão com a digestão.

Não percebendo isso, o jornalista do semanário de reverência que o entrevista faz-lhe a pergunta da praxe que um jornalista português não resiste a fazer a um patrício no topo do mundo e pergunta: «O facto de o presidente da PSA ser português é uma vantagem para Mangualde?» De volta recebe a seguinte resposta:
«A responsabilidade do presidente é para com todos os empregados do grupo, sem excepção. É uma questão de ética. Há aqui uma ignorância demagógica que eu não aceito. Tem de dizer-se às pessoas que o que se vota ao domingo tem consequências à segunda-feira. Não se podem ignorar as consequências
Para quem não saiba, a expressão «Les portugais sont toujours gais» é de um verso da ópera bufa «Le jour et la nuit» de Charles Lecocq, cantado pela personagem príncipe de Calabazas.

Les portugais sont toujours gais
Qu'il fasse beau, qu'il fasse lais,

Au mois de décembre ou de mai,
Les portugais sont toujours gais!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um...
«Marcelino Sambé é o novo bailarino principal do Royal Ballet de Londres ...
Filho de pai guineense e mãe portuguesa...»