Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/06/2019

Ou Júdice é mentiroso, ou Soares dos Santos teve uma epifania

Há uns dois meses citei aqui Pedro Soares dos Santos, o actual presidente da Jerónimo Martins que, segundo José Miguel Júdice, «disse a quem o quis ouvir: “Acredito muito no Dr. António Costa"».

Note-se que ele não disse, temos de o aguentar, nem disse antes Costa que o Jerónimo ou a Catarina. Nada disso. Ele foi citado como tendo dito “Acredito muito no Dr. António Costa".

Passados dois meses o que nos diz Pedro Soares dos Santos em entrevista ao Observador? Não, ele não diz que tem dúvidas ou já não acredita no Dr. António Costa. Nada disso. Ele diz, entre outras coisas que contrariam frontalmente o ilusionismo de Costa e o seu Portugal cor-de-rosa, o seguinte sobre os resultados de três anos e meio da governação: 

«O país faliu, goste-se ou não se goste de dizer isto. O país faliu. Depois tivemos um processo doloroso, muito doloroso para todos, que foi o sair da troika, do controlo da troika e de todas as políticas que nos estavam a ser impostas. Conseguiu-se, com mérito das pessoas, com esforço da sociedade civil, em toda esta luta. Mas, depois, parou-se no tempo. E isto é o que me preocupa, porque há uma coisa que, no fim deste processo todo, não foi resolvido: a dívida. E com os níveis de dívida que existem a liberdade não existe para se fazer as políticas certas para os crescimentos. (...)

Quem estava atento, quem viveu este processo de assalto ao BCP, que agora começa a confirmar, de certa forma, que foi isso — isto não é novidade nenhuma. Isto é, talvez, porque faliram, porque também a Caixa Geral de Depósitos faliu, e isso é muito importante perceber que os portugueses foram muito injustiçados porque estão a pagar a falência dos bancos.»

Sem comentários: