Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/03/2010

Óropa adopta uma das leis de Murphy (2)

Perante a paralisia da comissão e a inexistência política do presidente do conselho europeu (*), a Alemanha e a França prometem 30 mil milhões à Grécia a financiar por um misto de bancos públicos e investidores privados em troca de medidas de austeridade não especificadas mais fortes do que as preparadas pelo governo grego. Talvez isso signifique a Óropa a tentar passar da solução c) aqui descrita para algo mais próximo da solução b), mas nada garante que sem mecanismos, nem instituições independentes, nem know-how, nem ganas, fará o papel do FMI. O FMI foi afastado supostamente para evitar mostrar a fragilidade e eventual descredibilização do euro, mas o eventual insucesso da intervenção comunitária fará muito mais por isso do que faria a intervenção oportuna do FMI.

(*) Até os mais distraídos já devem estar a perceber porque a Alemanha e a França se puseram de acordo em nomear um não líder como Herman Van Rumpuy, que nem chega a desempenhar o papel de procurador porque o eixo franco-alemão não lhe dá procuração.

Sem comentários: