Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (26a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

«Em defesa do SNS, sempre». A novela dos médicos de família ou o mais meio milhão convertido em menos meio milhão

Desde 2015, quatro meses antes de ser entronizado primeiro-ministro, o Dr. Costa prometeu que mais meio milhão de “utentes” passariam a ter médico de família, reduzindo para metade os cerca de um milhão que ainda não tinham. Desde então, periodicamente o Dr. Costa fez novas promessas e anúncios (ver este pro memoria de 07-10-2021) enquanto o número de “utentes” sem médico de família aumentava. Sete anos depois o milhão herdado do governo neoliberal transformou-se em um milhão e meio.

Continuam os pedidos de escusa de responsabilidade dos médicos, desta vez dos ginecologistas e obstetras.

E o que faz o governo? Ora faz o que sabe fazer bem, e põe as redacções amigas a dar "notícias" positivas sobre o que está a funcionar.

«Estamos preparados»

O excesso de mortalidade continuou a aumentar nos últimos meses e só este ano registaram-se 5.500 óbitos acima do esperado. Veja-se no gráfico seguinte como o excesso é muito superior ao da vizinha Espanha. A explicação mais provável é o que o excesso seja um dos efeitos do colapso do SNS, incapaz de dar resposta às doenças crónicas e aos doentes idosos com maior risco.

Fonte

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

Mais um autarca socialista da câmara de Vila Franca do Campo acusado de favorecer um irmão e o marido de uma vereadora socialista.

Separação de poderes? Mais devagar. É preciso que haja respeitinho

Segundo o Público (aka o Avante da Sonae), o grupo parlamentar do PS rejeitou cinco audições a ministros nos últimos quatro meses.

Para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros fala-se grosso

Já é uma tradição. O Dr. Costa ameaça a Altice e sugere que os portugueses escolham outro operador, ameaça a Galp por fechar a refinaria de Matosinhos e agora põe de castigo a Endesa, que por acaso é uma empresa espanhola, por ter previsto um aumento dos preços da electricidade que o governo começou por negar para dias depois confirmar numa versão adocicada, e manda o Dr. Galamba conferir as facturas.

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

O elevado número de mortes terá certamente razões objectivas. Contudo, fogem delas como o Diabo da Cruz. A narrativa continua. -É do sol! -É da chuva!
Quando acordarem, avisem.