Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/05/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (13)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O semanário tarda mas não falha

Por razões várias, o semanário não foi publicado a semana passada e ficou quinzenário. A partir de agora retoma-se a periodicidade semanal.

O muro que o Dr. Costa diz ter derrubado caiu-lhe em cima

Com a invasão da Ucrânia, a colagem dos comunistas a Putin e o episódio da vereação comunista de Setúbal entregar a recepção dos refugiados ucranianos ao espião russo que era apparatchik da câmara, descobriu-se que afinal o muro derrubado pelo Dr. Costa lhe caiu em cima. Talvez perturbado por isso, a propósito do preço dos combustíveis, «António Costa de quarta-feira corrige António Costa de segunda, já António de sábado desanca os dois anteriores»

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa? 

Fonte

E o que dizer à espantosa ambição de um líder empresarial de «recolocar Portugal no Top 15 dos países europeus mais ricos em 2030», ou seja, onde Portugal estava há 28 (vinte e oito) anos atrás no Top 13 dos países europeus mais pobres.

Já virámos a página da austeridade

Apesar do aumento do salário mínimo, a inflação pode fazer cair o salário médio entre 0,6% e 2,8% representando a maior queda desde os anos do resgate e a intervenção da troika que o Eng. Sócrates nos legou antes de ir estudar para Paris.

(Helena Garrido)

Até a freguesia eleitoral do PS ficou pior do que nos tempos do governo “neoliberal”, sem grandes protestos graças à cumplicidade de comunistas e berloquistas nos tempos da geringonça e da imprensa amiga, sempre.

Já é o mafarrico, e já se sente o cheiro das brasas

As yields das últimas emissões da dívida pública continuam a aumentar para os níveis de 2018 e, com a inflação em Portugal a atingir 7,2% em Abril já muito próxima dos 7,5% da Zona Euro, assim continuarão. Estão a chegar os primeiros sinais de que o emprego atingiu o seu máximo e poderá começar a diminuir, como em Março pela primeira vez nos últimos dois anos.

A pomba do Dr. Centeno e os falcões do BCE

Depois de durante os seus quatro anos de ministro das Finanças ter mantido as “contas certas” graças às abundantes cativações e a ter tratado o Investimento público, como a autoestrada mexicana do PS, agora, no aconchego do BdP, o Dr. Centeno enfia o chapéu de pomba e exorta os “falcões” do BCE a manterem as taxas baixinhas e o alívio quantitativo para que a ilusão do seu milagre se mantenha.

«Temos resultados, temos contas certas»

A empresa pública Parque Escolar ficou seis anos sem contas aprovadas, alegadamente por não ter conselho fiscal nem ROC. A isso não deve ser alheio o facto de estar em curso um inquérito já com 11 arguidos por suspeitas de trafulhice na adjudicação de obras de requalificação das escolas.

L’État c’est nous

Mais um caso de falsificação de currículo desta vez da vice-presidente da bancada do PS. Enquanto isso a ministra Mariana, filha do pai Vieira da Silva, reconheceu no parlamento que «mais de cem dirigentes de topo do Estado estão em regime de substituição» dando uma justificação totalmente falsa para essa situação a qual resulta simplesmente de um expediente para contornar os concursos públicos e nomear os apparatchiks que ocupam provisoriamente os cargos.

«Em defesa do SNS, sempre»

É mais uma realização do governo PS e da ministra do SNS, em sete anos o número de “utentes” sem médico de família aumentou de 1 milhão para 1,3 milhões e é de 900 o número de médicos dentistas a exercerem no estrangeiro.

«A educação é a nossa paixão»

Estão na forja mudanças para facilitar o acesso às universidades ou, dito de outro modo, mudanças para avariar ainda mais o elevador social diminuindo o grau de exigência o que, como a realidade mostra, tem como consequência aumentar as dificuldades de ascensão social dos jovens mais pobres.

Estado sucial policial

Apesar dos efectivos policiais em Portugal serem 30% superiores à média da UE, o governo do Dr. Costa pretende contratar em 2022 mais 2.600 agentes.

Choque da realidade com a Boa Nova

O plano Ferrovia 2020 parou uma vez mais e vão ter que lhe mudar o nome para Ferrovia 2030. Os anunciados 200 milhões do IVAucher encolheram para 38 milhões. O concurso entre os dois putativos sucessores do Dr. Costa que produziu imensos anúncios de programas concorrentes de renda acessível coexiste com 48 mil casas desabitadas em Lisboa. Do programa Retomar para apoiar empresas no fim das moratórias apenas foram utilizados 2%.

De volta ao velho normal

O crédito pessoal cresceu 20% em Fevereiro atingindo os níveis anteriores à pandemia. Os empréstimos para compra de habitação registaram um crescimento homólogo de 4,8% em Março, o crescimento mais alto desde Outubro de 2008. No 1.º trimestre as importações de bens cresceram o dobro das exportações relativamente ao 1.º trimestre de 2021. Suspeito que são sinais do fim de festa.

1 comentário:

Ricardo A disse...

Isto não passa(com uma fachada bem arranjada às vezes) de uma republica das bananas https://portugalnonevoeiro.blogspot.com/2020/10/a-republica.html