Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/05/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (15)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Cuidando da freguesia eleitoral

O governo do Dr. Costa voltou a aumentar a freguesia eleitoral do PS no 1.º trimestre para 741,3 mil funcionários públicos, mais 7,4 mil do que no final do ano passado e mais 15,8 mil do que no 1.º trimestre de 2021. Recorde-se que o governo de Passos Coelhos reduziu 68,7 mil funcionários públicos de 727,8 para 659,1 mil e o governo do Dr. Costa, que começou por declarar praticar a regra "saem dois entra um" substituída depois por sai "um entra um", tem praticado a regra de "sai um e entram n", e adicionou 82,2 mil aos 659,1 mil que recebeu, atingindo 741,3 mil na última contagem. E, no entanto, não há nenhum departamento do Estado sucial que não se queixe de “falta de recursos”.

Boa Nova

O Dr. Costa anunciou que a CE previu um crescimento da economia portuguesa em 2022 que é o mais alto da UE. O Dr. Costa esqueceu-se de referir que esse crescimento miraculoso se deve essencialmente a duas coisas: (1) O PIB português caiu 8,4% em 2020 e só este ano atingirá o valor nominal de 2019; (2) ainda assim, esse crescimento é essencialmente explicado pela recuperação do turismo que se deve mais à Nossa Senhora de Fátima do que ao governo.

Choque da realidade com a Boa Nova

Para tentar manter o PCP a bordo da geringonça, o Dr. Costa anunciou durante a discussão do OE 2022 que as creches seriam gratuitas. Passados alguns meses, ficaram de fora as crianças das creches sem acordos de cooperação e ninguém sabe ainda como vai ser.

Anunciada com pompa a circunstância a participação portuguesa no reforço da presença militar da NATO nos países de Leste, além da dimensão ridícula (367 militares) falta equipamento aos fuzileiros que não terão veículos blindados, que um dia serão comprados prometeu o vice-almirante das vacinas.

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

Desde que há dois anos o governo do Dr. Costa aprovou a nacionalização de 71,73% do capital social da EFACEC todos os meses é anunciada na imprensa amiga a sua venda. Entretanto, a Parpública continua a derramar dinheiro, os quadros de topo a saírem e o endividamento da empresa a aumentar. Quantas vezes já ouvimos esta estória?

Com a morte da geringonça chega o fim da “paz social”

Este ano até Abril, os pré-avisos de greve aumentaram 85% para 270. Quarta-feira foi a greve do Metro de Lisboa, muitas outras se seguirão.

«A educação é a nossa paixão»

No final do ano lectivo ainda há 7 mil alunos sem professor, reconheceu o ministro da Educação, que também informou que há 2 mil professores “cedidos” “às mais variadas instituições”. Faltou dizer que a maioria estão “cedidos” aos sindicatos, sem esquecer o stock de professores que em média está de baixa. O ministro está muito satisfeito porque a eliminação de exames no secundário aumentou os acessos à universidade. Não se percebe porque não leva a coisa até ao fim, acabando com todos os exames no secundário de onde resultaria o fim dos chumbos, agora chamados de retenções.

O combate às alterações climáticas segundo os restos da geringonça alfacinha

Da aprovação pela maioria da câmara de Lisboa da redução dos limites de velocidade em 10km/h resultará um aumento de 7% das emissões e do tempo de circulação e do consumo de combustível cujo custo total será superior a 200 milhões de euros.

Não é defeito, é feitio

Referindo-se a divulgação por S. Ex.ª da data da visita do Dr. Costa à Ucrânia, algo que num país normal seria confidencial por razões de segurança, alguns jornais escreveram «gafe de Marcelo» mostrando que depois de seis anos de mandato e 48 anos de poleiro mediático ainda não perceberam como funciona a mente de S. Ex.ª

Um pequeno exemplo do que os apparatchiks socialistas fazem com o Estado sucial

Só para começar, a IdD - Portugal Defence, a holding estatal das indústrias de Defesa (indústrias? Defesa?) presidida pelo actual SE da Defesa, torrou 330 mil euros com advogados e consultores amigos.

Um pequeno exemplo do que Estado sucial ocupado pelos apparatchiks socialistas faz a um capitalismo anémico e dependente


Fonte

«Em defesa do SNS, sempre»

O Hospital de Santa Maria também não está a escapar ao afluxo às Urgências, na esmagadora maioria não relacionados com a Covid.

Os metadados no Reino de Pacheco

Depois de 14 anos, descobriu-se que que a Lei 32/2008, de 17 de Julho sobre a conservação e transmissão de dados para investigação criminal continha graves violações da privacidade e protecção de dados pessoais e é, em consequência, inconstitucional. As soluções que estão a ser encontradas passam pela alteração da Constituição. Não percebo por que não se aplica a mesma receita à crescente criminalidade eliminando do Código Penal umas dúzias de crimes.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

O endividamento da economia (somatório da dívida das famílias, do Estado e das empresas não financeiras) aumentou em Março 5,1 mil milhões para 782,5 mil milhões

O crédito ao consumo cresceu em Março 12,9% face ao mês anterior e 31,6% em termos homólogos. No total o endividamento das famílias continua a crescer com pujança (ver diagrama seguinte).

 

BdP

Num país com as empresas crescentemente endividadas é fatal que a Segurança Social seja um dos credores de estimação: no total há 13,3 mil milhões de contribuições por pagar.

Sem comentários: