Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/05/2022

ARTIGO DEFUNTO: Da admiração pelo tirano e a simpatia pelas suas causas à co-fundação de um clube liberal (uma espécie de “NATO do pensamento”) em apenas cinco semanas, seguido dois meses depois de uma epifania

Apesar do Dr. Miguel Sousa Tavares (MST), também conhecido como tudólogo, depois do delírio que aqui comentei, ter continuado a delirar na sua coluna do Expresso sobre a invasão da Ucrânia pelos exércitos putinescos, decidi não fazer novos comentários por ter concluído que a criatura caiu no buraco negro da sua imensa vaidade e continuou a escrever disparates desmentidos pelos factos, supõe-se com o único propósito de evitar retratar-se dos que já tinha escrito (desconsidero a hipótese do Dr. Tavares ser um mero troll aliciado pelo Федера́льная слу́жба безопа́сности Росси́йской Федера́ции).

Abro uma excepção para comentar a sua explicação (uma epifania?) para o pedido de adesão à NATO da Finlândia e da Suécia que ultrapassa tudo quanto se poderia imaginar sair daquela cabeça. Segundo o Dr. Tavares, «o que levou os políticos da Finlândia e Suécia a pedirem a adesão à NATO não foi a invasão da Ucrânia pela Rússia e o medo de verem isso replicado nas suas fronteiras, mas sim o falhanço da invasão da Ucrânia pela Rússia. Se essa invasão tem sido um sucesso militar para Moscovo, como era de prever, nem a Finlândia nem a Suécia se teriam movido da sua zona de conforto, de neutralidade, onde viveram pacificamente desde o pós-guerra

Dito por outras palavras, os governos da Finlândia e Suécia não pediriam a adesão se vissem a Rússia de Putin como uma potência agressiva, poderosa e bem-sucedida que tivesse esmagado e anexado a Ucrânia. Nesse caso não se sentiriam ameaçados. Pelo contrário, como verificaram que a Rússia é um urso de papel, uma autocracia corrupta com um exército incompetente, vieram a correr pôr-se debaixo da asa da NATO. Haja deus! Até para o Dr. Tavares é excessivo.  

Não só é absurdo, como os factos o desmentem. Pelo menos desde Janeiro, um mês antes da invasão russa e face aos visíveis preparativos, os governos da Finlândia e Suécia já ponderavam seriamente o pedido de adesão - leia-se o artigo Ukraine crisis revives Nato debate in Finland and Sweden do FT.

Quanto à sua explicação para o alastramento da NATO se dever ao propósito de cercar a Rússia, remeto para a cronologia das agressões russas e do alargamento da NATO, que suporta a causalidade inversa.

1 comentário:

António Almeida disse...

Sucesso de invasão:

-> 600 mil milhões para reconstruir a Ucrânia sucesso da invasão russa. O "sequestro" de povos pela ameaça de destruição será sempre um resultado que apraz a russia logo - sucesso

-> Ameaça das armas nucleares - coloca a ameaça novamente como fator de sequestro para mim um sucesso da invasão russa.

Até o criminoso incapaz nos leva a adotar medidas de segurança extra.

O MST é um simplório.